ACidade ON

HC da Unicamp está com sete leitos UTI-Covid.
Divulgação/Unicamp
HC da Unicamp está com sete leitos UTI-Covid.

Campinas atingiu, nesta quinta-feira (3), 100% de ocupação dos leitos exclusivos para pacientes com covid-19 no SUS (Sistema Único de Saúde) estadual. Ontem, o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) suspendeu as internações e cirurgias eletivas por conta da alta.  

De acordo com o balanço enviado pela Prefeitura na tarde de hoje, os sete leitos estaduais com tratamento específico voltado à doença, todos concentrados no HC, estão ocupados hoje.


Você viu?

A Unicamp informou que prevê retomar parte das estruturas que estão para outros tipos de tratamentos para manter, no mínimo, 20 abertos para covid-19.

De acordo com o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho , os sete leitos atuais serão transformados em 10 e o hospital pediu, ao Ministério da Saúde, a habilitação de outros 10 leitos. A habilitação não tem prazo para ocorrer.

"Durante a primeira onda da doença, com os picos, tínhamos 89 leitos de UTI. Normalmente, temos 52. Então foram feitos 37 leitos novos, vieram recursos, foi tudo fantástico. O aporte de recursos para equipamentos e custeio. Com a evolução da pandemia, tendo uma descendência da curva, você começa a desmobilizar os leitos. Então os convênios vão sendo terminados, então a habilitação com o Ministério deixou de existir. O convênio com a Secretaria de Saúde terminou no dia 28 de outubro e não tinha mais necessidade, nós formos desmobilizando os leitos", disse.

Nessa semana, Campinas também desabilitou leitos municipais, mas informou trabalha para habilitar novos leitos novamente.

CASOS

A Prefeitura de Campinas hoje confirmou mais cinco óbitos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a cidade soma 1.390 mortes provocadas pela infecção desde o início da pandemia.

A Administração também confirmou mais 354 novos casos de coronavírus hoje. Com estes dados, a cidade soma o total de 44.173 pessoas infectadas desde o início da pandemia (leia mais aqui).

OCUPAÇÃO

De acordo com a Secretaria de Saúde, no total, Campinas possui 159 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 117 estão ocupados, o que corresponde a 73,58%. Há 42 leitos livres somando as redes pública e particular.

Veja a divisão:

SUS Municipal: 64 leitos, dos quais 53 estão ocupados, o que equivale a 82,81%. Há 11 leitos livres;

SUS Estadual: 7 leitos, todos estão ocupados, o que corresponde a 100%. Não há leitos vagos;

Particular: 88 leitos, dos quais 57 estão ocupados, o que equivale a 64,77%. Há 31 leitos disponíveis;

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!