ACidade ON

Mostra de Artes da Cena do 2 semestre comea nesta quarta
Reprodução: ACidade ON
Mostra de Artes da Cena do 2 semestre comea nesta quarta

Você viu?

A partir desta quarta-feira (9), a Prefeitura de Hortolândia promover os espetáculos na "MAC (Mostra de Artes da Cena) Em Casa", a partir das 19h, de forma on-line e gratuita.

O público poderá conferir as apresentações no canal do YouTube da Secretaria de Cultura, que poderá ser acessado por este link . A programação da MAC vai até esta sexta-feira (11). O evento terá ainda a chamada "Mostrinha", com espetáculos infantis que serão encenados na sexta-feira.

Participam da mostra 60 aprendizes do curso profissionalizante (Formação Cultural) de teatro e dança, e 12 aprendizes do curso livre de teatro, ministrados pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Cultura, as aulas do segundo semestre foram aplicadas online em virtude da pandemia.

Ao concluírem o curso profissionalizante, os aprendizes estão aptos a tirar o registro profissional na DRT (Delegacia Regional de Trabalho), documento requerido para o exercício de profissões nas áreas de teatro e dança regulamentadas por lei. No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Cultura realizou a primeira edição da "MAC Em Casa", que também foi online em razão da pandemia.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (09):

Dança Contemporânea:  

Nome da cena: "Onde estão minhas raízes?"
Atuação, concepção, direção e edição do vídeo: Fernanda Aquino
Orientação: Cibele Ribeiro
Sonoplastia: Yasmin Aquino
Figurinos: Fernanda Aquino e Caroline Moreira
Arte-educadora: Cibele Ribeiro
Classificação etária: livre
Duração: 4min21s
Sinopse: Esqueça sua mente. Ela mente. Encare você, aceite seu corpo, cultive suas raízes, faça seus passos e ocupe seu espaço! Foi inspirado nas crenças indígenas, na força e persistência que eles têm e na espiritualidade.

Nome da cena: "Ninguém entre aspas"
Atuação, concepção, sonoplastia, figurino, direção e edição do vídeo: Leila Kawanishi
Orientação: Cibele Ribeiro
Sinopse: "Ninguém" entre aspas surgiu de uma necessidade interna da junção entre a pintura "Os amantes", de René Magritte, a cena inicial do filme "Beleza Americana" e a experiência como espectadora do espetáculo "Tragédia" ("Tragèdie"), de Olivier Dubois, exibido na Bienal Sesc de Dança, em 2014. Entre si, os recortes trazem reflexões sobre o desajuste, a padronização e a falta de vida e verdade nos atuais corpos nossos. Classificação etária: livre
Duração: 5 minutos

Nome da cena: "Me permita"
Dramaturgia: German Andres Secreto
Atuação, figurino, sonoplastia e direção: German Andres Secreto
Orientação: Cibele Ribeiro
Sinopse: Estou aqui, vivo, mas não estou como queria e me movo como posso, na direção do possível, não sou parte de mim, mas parte de um todo, estou completo em pedaços que me fazem ser, um homem. Assim vivo neste mundo e isso me inspira!
Classificação etária: livre
Duração: 3 minutos

Nome da cena: "Sentindo assim"
Atuação, figurino, edição e direção: Luiza Isabela
Orientação: Cibele Ribeiro
Sinopse: Em meio a portas, janelas e paredes, nos limitaram no nosso próprio lar, como lidar com o mundo todo lá fora e nós só aqui dentro, a se guardar? Interpretação de um momento de quarentena.
Classificação etária: livre
Duração: 2min20s

Nome da cena: "Me conta da tua janela"
Atuação, sonoplastia, edição e direção: Arianderson Martins
Orientação: Cibele Ribeiro
Sinopse: "Me conta da tua janela, me diz que o mundo não vai acabar". Motivado por esta frase, da música que nomeia a obra: "Me conta da tua janela", do duo Anavitoria, foi criada a cena, tendo como disparadores criativos os pensamentos e as reflexões que o isolamento social causou ao artista. A janela metaforiza essa impossibilidade do contato, mas também é a figuração das "janelas" de sites e aplicativos, que se tornaram tão presentes durante esse mesmo período de quarentena. Janelas e mais janelas, que causam mais a sensação de aprisionamento do que de liberdade.
Classificação etária: livre
Duração: 2min50s

Nome da cena: "Devaneios da madrugada"
Atuação, figurino, voz e direção: Tânia Garcia
Orientação: Cibele Ribeiro
Edição: Isabela Soares
Assistência: Rafaela Alexandra Mendonça
Sinopse: Inspirado nos devaneios da madrugada, quando o silêncio me inspira e me alucina.
Classificação etária: livre
Duração: 4 minutos

Nome da cena: "Im-Pulso"
Atuação, sonoplastia, edição e direção: Ángeles Galván
Orientação: Cibele Ribeiro
Assistência: Letícia Carraro e Bruna Zanelli
Figurinos: Saia preta (Centro de Convivência Rosa dos Ventos)
Sinopse: "Im-Pulso" busca transparecer a energia vital que nós cultivamos dia a dia e que é preciso proteger para mantermos em Im-Pulso. Classificação etária: livre
Duração: 5 minutos

Nome da cena: "Fim do Mundo"

Atuação, sonoplastia, figurino, edição e direção: Rhaissa Zeferino
Orientação: Cibele Ribeiro
Sinopse: Dança que reflete passagens desse tempo em que nascemos inseridos, aqui as coisas são ruins e, às vezes, nem tanto. Sempre ciclos Mas, ultimamente não parece que a melhor parte está próxima, não há muita esperança. Na dança, isso por si só pode ser uma motivação.
Classificação etária: livre
Duração: 2min15s

Nome da cena: "Dança para o fogo"
Dramaturgia: Mariel Azoubel
Atuação, sonoplastia, direção: Mariel Azoubel
Orientação: Cibele Ribeiro
Captação de imagem e som: Brigada Popular Cachorro-do-mato e Mariel Azoubel
Sinopse: "Dança para o fogo" surge a partir da necessidade de elaborar a poética do fogo na vida, no corpo e na cena. Para sua pesquisa de movimento, a intérprete-criadora se inspira nos momentos de fogo de sua vida, como imagens captadas durante o treinamento da Brigada Popular Cachorro-do-mato (grupo o qual a que intérprete-criadora integra).
Classificação etária: livre
Duração: 3 minutos

Nome da cena: "Estudos em consciência corporal"
Arte-educadora: Mariana Jorge
Orientação: Mariana Jorge
Estudos para sentir reúne as pesquisas individuais dos aprendizes da componente Consciência Corporal. A técnica Klauss Vianna foi a linha condutora desses estudos. Cada participante, a partir da percepção das suas estruturas corporais e das suas tecnologias internas, dançou sua investigação. Os corpos sentidos revelam em dança a poética dos movimentos.
Classificação etária: livre

Nome da cena: "Aire"
Concepção, performance e edição: Ángeles Galván
Assistência: Suelen Turíbio
Sinopse: "Aire" é uma exploração do corpo em movimento. Em conexão com os estímulos internos e os do ambiente, busca-se abrir fluxos de energia vital.

Nome da cena: "Este é meu corpo"
Concepção, performance e edição: Arianderson Martins
Texto e voz: Arianderson Martins
Música: "Spring", de Antonio Vivaldi
Sinopse: Partindo da proposta de exploração corporal, o artista se encontra em descoberta de suas capacidades e limitações corporais. Explora possibilidades de apoios e suas relações com o (des)equilíbrio. Como quando uma criança aprende a andar, ele entra em processo de redescoberta de seu próprio corpo.

Nome da cena: "Meu corpo, meu espaço, meu abrigo!"
Concepção, performance e edição: Fernanda Aquino
Sinopse: O corpo é meu lugar de trabalho. Pelos apoios, articulações e vetores, entendo meu equilíbrio e minha movimentação. Conhecer o corpo como a principal função.

Nome da cena: "Me sinta em movimentos"
Concepção, performance e edição: German Andres Secreto
Sinopse: O que meu corpo diz? Como ele diz? Eu quero ouví-lo? E como vivo neste mundo de corpos e objetos que se inter-relacionam? Como vetores, eixos, apoios, resistências, oposições, a minha presença e a própria gravidade integram meu corpo que dança neste mundo?

Nome da cena: "Processo lúdico Peso"
Concepção, performance e edição: Leila Kawanishi
Texto e voz: Leila Kawanishi
Sinopse: Qual a relação do peso corporal com estudo proposto por Klauss Vianna? O peso organizado no corpo, em pausa, dispõe-se em equilíbrio, porém, estático. É no desequilíbrio do peso que encontramos o motor do movimento. Na alternância entre o ceder e o resistir à gravidade conquistamos os vários níveis e possibilidades de um corpo-vivente-dançante.

Nome da cena: "Permita-se"
Concepção, performance e edição: Luiza Isabela
Sinopse: Deixe-se levar e descobrir sobre si o que ainda não sabia, não tenha medo do novo, estamos em constante mudança. Interpretação de apoios pela consciência corporal.

Nome da cena: "Estudo de oposição"
Concepção, performance e edição: Mariel Azoubel
Texto e voz: Mariel Azoubel
Sinopse: "Estudo de oposição" é um registro de momentos de pesquisa de movimento da intérprete, a que se sobrepõem anotações de seu caderno de corpo.

Nome da cena: "Respire"
Concepção, performance e edição: Rhaíssa Zeferino
Sinopse: Trabalhando a respiração junto ao peso em diferentes espaços.

Nome da cena: "O equilíbrio me fortalece!"
Concepção e performance: Tânia Garcia
Edição: Isabela Soares
Sinopse: Quando penso no equilíbrio, sinto que ele me fortalece de dentro para fora e de fora para dentro.

Quinta-feira (10):
Montagem I:


Nome do espetáculo: "Florbela Espanca Alma Encontrada"
Dramaturgia e roteiro: Juliana Calligaris (a partir de poemas de Florbela Espanca)
Direção: Juliana Calligaris
Atuação: Fernanda Alves, Ingrid Godoi, Isabela Duarte, Antonia Aguiar, Marília Souza e Silva, Paola Champi, Thamires Vecchiato, Daniel Francisco, Diogenes Ruiz, Gustavo Murilo.
Direção: Juliana Calligaris
Trilha sonora: Juliana Calligaris e a Turma
Cantoras: Thamires Vecchiato, Paola Champi, Fernanda Alves, Marília Souza e Silva
Leitmotivs: Gustavo Murilo
Orientação: Juliana Calligaris
Edição: Paola Champi
Figurinos: Juliana Calligaris e a Turma de Montagem I (2020)
Arte-educadora: Juliana Calligaris
Sinopse: Em suas caminhadas pelos campos, a poeta Florbela Espanca, vivida por todas as atrizes e atores do elenco, repassa sua vida, relembrando os principais momentos. Ela começa contando, em terceira pessoa, um resumo de sua vida. Em seguida discorre sobre suas angústias, amores e dores. Florbela apresenta-se como uma mulher carente e ao mesmo tempo forte, mostrando quem ela é como pessoa e como artista, pois assim poderão lhe ter amor. Sua dolorosa experiência a ensinou que, por mais que se debruce sobre o mistério de uma alma, nunca a desvendará, que o amor não passa de uma pobre coisa banal, incompleta, imperfeita e absurda. E que, por isso, é belo desse modo. Sente-se triste e o que a salva são as suas emanações poéticas, sentimentais e intelectuais. Tem esperança de que alguém, ao ler seus descosidos monólogos, realize o que ela não pôde: conhecer-se. E, ao final, entrega-se de corpo e alma ao infinito.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 50 a 60 minutos

Montagem IV:  

Nome do espetáculo: "Vincent"

Direção e dramaturgia: Moacir Ferraz
Arte-educador: Moacir Ferraz
Atuação: Daniel Francisco
Edição: Daniel Francisco
Figurinos: Daniel Francisco
Sinopse: Um pintor escreve cartas ao seu irmão e repensa sua condição de artista.
Classificação etária: 12 anos
Duração: 17 minutos

Nome do espetáculo: "Nina"
Dramaturgia: Anton Tchekov
Atuação: Fernanda Alves
Orientação e direção: Moacir Ferraz
Figurinos: Fernanda Alves
Sinopse: Uma jovem atriz reencontra seu primeiro namorado e parceiro de teatro. Na conversa, ela reflete sobre as dificuldades da vida e da profissão.
Classificação etária: 12 anos
Duração: 9 minutos

Nome do espetáculo: "A voz da felicidade"
Dramaturgia: Luís Fernando Veríssimo
Atuação: Igor Oliveira e Antonia Aguiar
Orientação e direção: Moacir Ferraz
Edição: Antonia Aguiar
Sinopse: Um locutor de rádio que promove colchões em seu programa é surpreendido por uma ouvinte numa ligação ao vivo.
Classificação etária: 12 anos
Duração: 5 minutos

Nome do espetáculo: "Agda"
Dramaturgia: Hilda Hilst
Atuação, edição e figurinos: Antonia Aguiar
Direção: Moacir Ferraz
Sinopse: Uma mulher busca conciliar os desejos da carne e os anseios do espírito, numa tentativa de entender o que é a vida e sua possibilidade de transcendência.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 7 minutos

Sexta-feira (11):  

Mostrinha
Teatro Iniciação: Turma 1 (Escola de Artes "Augusto Boal"):


Nome da cena: "A história de uma amizade"
Orientação, roteiro e edição: Brisa Vieira
Atuação e roteiro: Anna Karolina M. Navarro e Camily E. Janizelo.
Arte-educadora: Brisa Vieira
Cenografia e figurinos: os próprios aprendizes
Sinopse: Letícia e Isabela se conhecem quando estão perdidas numa ilha deserta. Juntas vivem diversas aventuras descobrindo o verdadeiro valor da amizade.
Classificação etária: livre
Duração: 10 minutos

Teatro Iniciação: Turma 2 (Escola de Artes "Augusto Boal"):

Nome da cena: "Jornal Nada Convencional"
Orientação: Brisa Vieira
Atuação, roteiro, sonoplastia e figurinos: Aline R. L. de Oliveira, Caetano T. Valent, Hannah Bueno e Lucas Eduardo Negri
Edição: Lucas Eduardo Negri
Sinopse: Entremeado por propagandas inusitadas, o Jornal Nada Convencional apresenta entrevistas e matérias especiais sobre a pandemia, a cianofobia e a previsão do tempo.
Classificação etária: livre
Duração: 10 minutos

Teatro Iniciação: Turma Armazém das Artes "Carlos Cilella":

Nome da cena: "Uma família excêntrica"
Orientação, roteiro, edição: Brisa Vieira
Atuação e figurinos: Ana Julia, Beatriz Lima Guimarães, Clara Celina Benvenuto Domingues e Maria Luisa Silva Villas-Boas
Sinopse: Para ter um momento de respiro durante a pandemia, uma família bastante excêntrica resolve fazer um passeio numa floresta, onde não há perigo de encontrar ninguém ou quase ninguém.
Classificação etária: livre
Duração: 10 minutos

Nome da cena: "As aventuras de Tamanta e Igor"

Orientação e edição: Brisa Vieira
Atuação, roteiro e figurinos: Mirela S. dos Santos Horita e Pedro Alberto B. Roda
Sinopse: O vídeo apresenta as aventuras da periquita Tamanta e da onça Igor.
Classificação etária: livre
Duração: 15 minutos

Exercícios de iluminação:
Sinopse: Os aprendizes realizam exercícios de iluminação cênica com os materiais disponíveis em suas casas.
Coordenação e orientação: Gisele Jorgetti
Arte-educadora: Gisele Jorgetti
Vídeos (criação e edição):
"Cama", de Diogenes Ruiz
"Coragem", de Paola Champi
"Exercícios", de Ana Claudia Borges
"Mergulhos", de Marília Silva
"Noite dos desempregados", de Silvio Junior
"Todxs Putxs", de Thamires Vecchiato


Núcleo Experimental de Teatro:
Nome da cena: "Como um consenso"

Dramaturgia: Marcus Mazieri
Atuação: Gustavo Soares Murilo, Ingrid Luiza de Godoi, Isabela Vitória da Silva Duarte, Marília da Silva Souza e Silva, Paola Susana Mendoza Champi, Silvio Francisco Júnior
Direção: Fabio Pimenta
Sonoplastia: O grupo
Orientação e edição: Fabio Pimenta
Figurinos: O grupo
Arte-educador: Fabio Pimenta
Sinopse: Um grupo de pessoas debate sobre uma situação que envolve uma pessoa ensanguentada (muito provavelmente precisando de ajuda) e toda a organização necessária para começar a ajudá-la.
Classificação etária: 10 anos
Duração: 10minutos

Expressão Corporal:
Nome da cena: "Plurais: Práticas de Expressões Corporais"

Dramaturgia: O grupo
Atuação: Silvio Francisco Júnior, Ana Claudia Borges Gomes e Vitória Guimarães Mesquita
Direção: Fabio Pimenta
Sonoplastia: Victor Simões e Diego Angelini
Orientação e edição: Fabio Pimenta
Figurinos: O grupo
Arte-educador: Fabio Pimenta
Sinopse: "Plurais" é uma estrutura de improviso centralizada por textos constituídos pela alternância entre reflexões sobre a vida e direcionamentos para o movimento os quais servem como dispositivos motores e perceptivos para as pessoas participantes.
Classificação etária: livre
Duração: 10 minutos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!