ACidade ON

PF investiga desvio de verba para a covid-19 em Hortolndia
Reprodução: ACidade ON
PF investiga desvio de verba para a covid-19 em Hortolndia


A Polícia Federal de Campinas deflagrou na manhã de hoje (9) uma operação para apurar desvio de recursos públicos destinados à compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para covid-19 em Hortolândia

De acordo com a PF, as investigações se iniciaram em setembro, e buscam apurar irregularidades na utilização do dinheiro público recebido por verba federal em quatro contratos distintos, firmados entre os dias 18 e 23 de março. 


Você viu?

Segundo o Ministério Público de Contas do Estado, é estimado um superfaturamento de R$ 724,6 mil com os contratos que beneficiavam empresas específicas. Durante as investigações, foi constatado que em pelo menos dois contratos a cotação de preços da Prefeitura de Hortolândia teria sido direcionada para empresas controladas por integrantes de uma mesma família, com preço contratado acima do valor de mercado. 

Segundo a Polícia Federal, a apuração confirmou vínculos de amizades e parentesco entre os sócios das empresas fornecedoras dos equipamentos, sendo que uma das empresas atua no ramo de fabricação e compra e venda de imóveis- setor que não tem atuação no comércio de equipamentos de proteção hospitalar.

Ao todo são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Hortolândia, Campinas, Indaiatuba, Santo André, São Paulo e Araras. Os mandados foram expedidos pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região. 

A operação é denominada "Involuto", nome que vem do latim e significa rosto coberto, fazendo alusão aos objetos dos contratos investigados (máscaras e óculos) e aos eventuais destinos ocultos dos recursos públicos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!