ACidade ON

Supermercados tm queda de vendas na regio de Campinas
Reprodução: ACidade ON
Supermercados tm queda de vendas na regio de Campinas

A região de Campinas teve uma queda no faturamento real dos supermercados quando comparada a outubro deste ano com o mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados).

De acordo com o estudo, na comparação entre estes dois meses, a região de Campinas teve uma queda de 5,8% no faturamento real dos supermercados. O mesmo percentual foi verificado na região de Sorocaba também.


Você viu?

A Grande São Paulo foi a terceira em queda, com 2,5%. No Estado, foi registrado um percentual negativo de 1%. Quando o estudo compara todo o Interior, houve um aumento de 0,14%.  

No acumulado do ano, porém, a região de Campinas mostrou um crescimento de 3,2%. No Estado, este percentual foi de 4%, enquanto no interior foi de 4,9% de crescimento no faturamento real dos supermercados.

MOTIVO

Para o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, o índice é visto com naturalidade uma vez que houve acomodação nas vendas após a abertura dos setores não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings durante a pandemia.

"O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada para fora dos supermercados", explica Santos.

Outro ponto de destaque é a oscilação de preços em produtos básicos neste fim de ano, principalmente nos itens impactados pela alta exportação da soja e do milho.  

NOVA ALTA

Para dezembro, a Apas acredita que ceias menores e caseiras devam ser o principal movimento das famílias e espera um aumento de 8% em vendas nos supermercados. Em 2019, a expectativa para o período era de 6%.

"As famílias viajarão menos neste natal e réveillon, uma vez que diversas cidades famosas já cancelaram suas festas de fim de ano. Estas reuniões, menores e caseiras, devem beneficiar o setor", comenta Ronaldo dos Santos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!