Uma ação do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) realizada nesse sábado (12) autuou dois estabelecimentos no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, por descumprimento das novas de prevenção para o controle da pandemia de novo coronavírus.
LEIA TAMBÉM
Vigilância fiscaliza 38 e autua 4 estabelecimentos em Campinas
Ao todo, foram inspecionados 15 estabelecimentos, entre eles lojas, restaurantes e bares, na noite de ontem. A ação foi realizada pela Devisa, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, em conjunto a Secretaria de Estado da Saúde.
Destes 15, dois estabelecimentos foram autuados por descrumprir as regras sanitárias, como ausência de controle de fluxo de pessoas e frequentadores sem uso de máscaras e aglomeração.
Você viu?
A multa para descumprimento das regras sanitárias é de R$1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra. Nas ações, foram reforçadas as orientações para a importância de adotar e seguir as medidas sanitárias para prevenção e combate à Covid-19.
O período é de intensificação dos cuidados, visto que todas as cidades do estado de São Paulo foram reclassificadas na Fase Amarela do Plano São Paulo. A população pode colaborar e denunciar locais que estiverem descumprindo as regras sanitárias por meio do telefone 156, da Prefeitura de Campinas.
FASE AMARELA
Campinas voltou para a fase amarela da quarentena de combate ao coronavírus no dia 2 de dezembro, conforme foi determinado pelo Governo do Estado de São Paulo. O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas regrediu, assim como todas as regiões do Estado em 30 de novembro, um dia após as eleições municipais.
Desde outubro a região de Campinas estava na fase verde do Plano São Paulo, com comércios e serviços autorizados a funcionar com a capacidade de ocupação autorizada em até 60% e autorização para o funcionamento dos estabelecimentos em até 12h diárias. Antes disso, a cidade ficou por mais de dois meses na fase amarela.
Com a mudança todos os setores devem limitar o público em 40% da ocupação e os estabelecimentos voltam a ter o funcionamento limitado de no máximo 10h por dia. Além disso, deve-se respeitar também distanciamento social de pelo menos 1,5 metro.