ACidade ON

Fiscalizao de regras contra covid autua 8 estabelecimentos em shoppings
Reprodução: ACidade ON
Fiscalizao de regras contra covid autua 8 estabelecimentos em shoppings

Oito estabelecimentos localizados em shoppings foram autuados neste sábado (19) em Campinas por fiscais da Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). A ação ocorreu em quatro centros de compras da cidade e teve como foco a fiscalização do cumprimento de ações de combate ao coronavírus.

Segundo a Prefeitura de Campinas, entre as falhas flagradas estavam a falta de controle de fluxo de pessoas em lojas, aglomeração de pessoas e ausência de demarcação no piso de restaurante e funcionamento de brinquedo coletivo "brinquedão" de forma incorreta- não estava sendo higienizado entre os usos. 

A administração de um dos shoppings fiscalizado também foi autuada, após constatar aglomeração de pessoas e a falta de distanciamento adequado entre mesas na área de alimentação. Neste local, o estacionamento do shopping atingiu a capacidade máxima permitida o que também não pode já que a ocupação máxima permitida da fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena permite 40% de ocupação. No começo do mês o grande número de pessoas circulando por dois shoppings da cidade chamou a atenção e foi foco de matéria.

A fiscalização

A ação ocorreu nos shoppings: Iguatemi, D. Pedro, Bandeiras e Campinas Shopping. Participaram da fiscalização funcionários da Defesa Civil, Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Setec (Serviços Técnicos Gerais) e Guarda Municipal. A Prefeitura não divulgou as lojas onde os problemas foram encontrados. 

Segundo Prefeitura, a ação ocorreu nos shoppings em virtude dos locais possuírem um grande fluxo de pessoas, intensificado neste período de compras que antecedem o Natal.

Você viu?


As autuações preveem cobrança de multa no valor de R$1.446,44 em caso de reincidência, a multa dobra. 

No total, foram quatro equipes de fiscalização que inspecionaram 35 estabelecimentos de diversos segmentos, como loja de roupas, parques de diversão, restaurantes e fast foods e lojas de departamentos.

Também foram verificadas junto à administração dos shoppings a questão do controle de fluxo de pessoas, em atendimento aos 40% da capacidade de público, com a intenção de evitar aglomeração nas áreas comuns de circulação.

Por meio de nota a Prefeitura destacou o aumento do número de casos positivados no município que é um alerta para a intensificação dos cuidados preventivos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!