ACidade ON

Projeto Trnsito Feliz  reconhecido como iniciativa inovadora
Reprodução: ACidade ON
Projeto Trnsito Feliz reconhecido como iniciativa inovadora

Uma iniciativa de urbanismo tático implementada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) em um escola do Parque Industiral, em Campinas, foi reconhecida como a mais inovadora da Rede Nacional para Mobilidade de Baixo Carbono/Ruas Completas. 

O projeto "Trânsito Feliz" foi implantado pela Emdec no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Vicente Ráo, no Parque Industrial, em 2019. Ele harmoniza a convivência entre o tráfego de veículos e a comunidade escolar e local. 

Você viu?

A proposta foi avaliada por técnicos das mais de 20 cidades participantes, entre elas São Paulo, Guarulhos, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. A Rede Nacional para Mobilidade é coordenada pelo WRI Brasil, em parceria com a FNP (Frente Nacional de Prefeitos). O reconhecimento foi anunciado no evento de encerramento da primeira fase do programa, realizado no início de dezembro.

"Esse prêmio simbólico coroa todo o empenho da equipe envolvida no projeto, que já foi reconhecido e abraçado pela comunidade. O Trânsito Feliz democratiza o uso das vias, priorizando o pedestre e harmonizando a convivência com o tráfego de veículos", enfatizou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.  

Projeto foi aplicado no entorno da Escola Fundamental Professor Vicente Ráo (Foto: Emdec/Divulgação)
TRÂNSITO FELIZ    

A iniciativa da Emdec foi baseada no conceito de urbanismo tático e propõe uma nova maneira de se repensar os espaços públicos, privilegiando as pessoas, sugerindo mudanças e melhorias em pequena escala, de baixo custo e rápidas de construir.

Aplicado como piloto na EMEF "Prof. Vicente Ráo", o projeto resultou na requalificação viária com base no conceito de traffic calming e incluiu um parklet de cerca de 20 metros de extensão, que criou uma área de convívio para alunos, pais e moradores. A Rua Custódio José Inácio Rodrigues, que fica atrás da escola, recebeu medidas que promoveram o seu estreitamento, estimularam a redução da velocidade e ampliaram a segurança viária, entre elas a instalação de uma também inovadora lombada removível e faixa de pedestres.

O parklet foi removido após nove meses de testes, cumprindo a função temporária de avaliação do uso para posterior ajustes na versão definitiva do projeto, atualmente em fase de contratação de empresa para implantação das estruturas.

Inicialmente, o "Trânsito Feliz" será replicado em outros dez pontos, no entorno de nove instituições de ensino e na minicidade instalada na sede da Emdec. Por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19) e da suspensão das aulas presenciais nas redes pública e particular, o projeto deve ser retomado em 2021.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!