O prefeito Jonas Donizette (PSB)
entregou mais alguns trechos do BRT
(Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus) e afirmou que 100% da parte operacional da obra viária está concluída.
Segundo o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, usar o termo 100% operacional significa que todos os trechos podem ser utilizados, mas isso não ocorre em trechos como na Rua Piracicaba.
"Como a licitação não ficou pronta a tempo, não há o sistema de BRT operando. Mas todos os quilômetros pavimentados estão prontos para ser utilizados pelos ônibus convencionais", disse.
Hoje foi anunciado a entrega do Corredor Perimetral, que liga os corredores Campo Grande e Ouro Verde. Os 4,1 km do Perimetral passam pelo leito do VLT, entre Vila Aurocan e Campos Elíseos e conta com quatro estações.
Na região do Vida Nova, foi entre um trecho entre a Rua Rene Descartes e o Terminal Vida Nova, com uma estação. No Campo Grande, o trecho vai do Terminal BRT Campo Grande e Terminal Itajaí e tem três estações.
As primeiras intervenções do BRT em Campinas começaram no final de 2017. A previsão inicial era que tudo estaria pronto no início de 2020, mas desde então a finalização da obra vem sofrendo sucessivos adiamentos.
"Vamos ter alguns trechos com estações e acabamentos, além de dois viadutos, serão entregues no começo de 2021", disse.
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O BRT
Quando estiver em operação total, os ônibus circularão em faixas exclusivas, separadas do trânsito comum, feitas em pavimento de concreto. Os usuários farão embarque e desembarque pelo lado esquerdo, com acessibilidade, no nível dos ônibus. Os veículos serão articulados, com ar-condicionado. A tarifa será paga antes de embarcar.
As linhas convencionais (alimentadoras) funcionarão integradas às do BRT. São três corredores: Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral, totalizando 37 estações, 6 terminais e 18 pontes/viadutos.
O Corredor Campo Grande começa no Terminal Mercado, passa próximo ao Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo, depois segue pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e segue pela Avenida John Boyd Dunlop a partir do Jardim Aurélia. Ele vai até o Terminal Itajaí, totalizando 17,9 km.
O Corredor Ouro Verde parte do Terminal Central e percorre as avenidas João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez e Camucim até o Terminal Vida Nova, totalizando 14,6 km.
O Corredor Perimetral liga os corredores Campo Grande e Ouro Verde. Os 4,1 km do Perimetral passam pelo leito do VLT, entre Vila Aurocan e Campos Elíseos.
Ao todo são três corredores, totalizando 36,6 quilômetros, 18 pontes e viadutos, 36 estações e sete terminais.