Para quem esperava por céu limpo na virada do ano terá que se contentar com o tempo chuvoso e temperaturas amenas nesta quinta (31) para sexta-feira (1º), em Campinas. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a previsão é que os dois dias sejam marcados por temporais.
De acordo com Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri, alguns fatores como termodinâmica e fluxo de umidade proporcionam condições ideais para a formação de nuvens profundas, provocando pancadas de chuva e temporais, acompanhadas de uma frente fria.
"Especialmente a partir do final da tarde a frente fria estará mais próxima do Estado e proporcionará condições para chuva forte e temporal. A frente fria deve passar ao longo da noite, provocando chuvas", destaca.
Na sexta-feira também são esperadas chuvas de forma persistente ou recorrente. Segundo o meteorologista, os modelos climáticos têm apontado um volume de no mínimo 40/50 milímetros até amanhã.
Ele ainda ressalta que a previsão pode não se concretizar em toda a cidade e região, pois a previsão quantitativa de chuva ainda é um grande desafio para regiões mais tropicais como a de Campinas.
"Mas os indicativos são fortes, e fica o alerta nesse sentido. Não só de temporal com descarga elétrica, rajada de vento e granizo, como o acumulado de chuvas muito fortes que podem acontecer em curtos intervalos de tempo, causando alagamentos instantâneos, além de chuvas persistentes em um espaço de tempo maior, e que podem acabar saturando o solo, facilitando deslizamento", pondera.
Ainda segundo o Cepagri, os períodos preferenciais para essas chuvas são a tarde e a noite, na medida em que o potencial termodinâmico atinge seu máximo e nuvens profundas começam a se formar a partir de fortes movimentos ascendentes do ar.
Nesta quinta as temperaturas ficam entre 21ºC e 28ºC e na sexta-feira, entre 20ºC e 26ºC.