ACidade ON

Mesa Diretora composta por vereadoras d posse ao Legislativo e ao Executivo
Reprodução: ACidade ON
Mesa Diretora composta por vereadoras d posse ao Legislativo e ao Executivo

Pela primeira vez na história de Campinas , o Legislativo e o Executivo da cidade foram empossados na manhã deste dia 1º de janeiro de 2021 em uma cerimônia presidida por uma mulher e com a Mesa Diretora composta exclusivamente por vereadoras .

A reunião solene foi presidida por quem teve mais votos nas eleições municipais para a Câmara, ou seja, a Mariana Conti (PSOL), que obteve 10.886 votos. E, de maneira simbólica, a parlamentar chamou para secretariarem os trabalhos as vereadoras Paolla Miguel (PT), Débora Parlemo (PSC) e Guida Calixto (PT) juntas, as quatro compõe a maior representatividade feminina em uma única Legislatura nos 223 anos de história da CMC.  

"Na Legislatura passada, eu era única mulher e hoje temos quatro, sendo que de maneira inédita fazemos uma posse com presidenta e secretárias. É um momento significativo, registrado na história de Campinas, mas espero que daqui pra frente seja algo cada vez menos extraordinário, que se torne comum", diz Mariana Conti.  

"As mulheres cada vez mais estão nos espaços de decisão nos mais diversos setores, tomando parte e decidindo os rumos de suas comunidades, de suas cidades. Nas eleições deste ano tivemos mito mais mulheres eleitas, jovens, negras, trans. Uma mudança tão necessária está em curso na cara da política", afirmou a vereadora.  

Além de dar posse a todos os 33 vereadores (veja abaixo a lista completa) e ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) e ao vice Wanderley Almeida, a Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres, assinou uma nota de repúdio contra o assédio sofrido pela deputada Isa Penna (PSOL) no doa 17 de dezembro do ano passado, quando o deputado Fernando Cury (Cidadania) abraçou a parlamentar por trás e a apalpou o seio da deputada.  


POSSE REMOTA

Em virtude da pandemia e da Fase Vermelha do Plano São Paulo, também pela primeira vez na história a posse dos vereadores, prefeito e vice, não pode ser totalmente presencial. Desta forma, permaneceram no plenário apenas a Mesa Diretora, respeitando as regras de distanciamento social, e os parlamentares tomaram posse virtualmente, a partir dos próprios gabinetes.  

Depois que os 33 parlamentares foram empossados, Mariana Conti deu posse ao prefeito Dário Saadi e ao vice Wanderley Almeida, que também participaram da reunião por teleconferência, porém ambos estavam no Salão Azul da Prefeitura. Uma cerimônia específica de transmissão de cargo, com a presença do ex-prefeito Jonas Donizette e o atual, Dário Saadi, ocorre na Prefeitura.

LISTA DOS VEREADORES QUE TOMARAM POSSE

Vereadores reeleitos

Nome do Parlamentar / Votos recebidos

Carmo Luiz (PSC) - 1.861
Edison Ribeiro (PSL) - 4.355
Fernando Mendes (REP) - 6.539
Filipe Marchesi (PSB) - 5.605
Gustavo Petta (PC do B) - 3.059
Jorge Schneider (PL) - 3.153
Juscelino da Barbarense (PL) - 3.083
Luiz Cirilo (PSDB) - 3.593
Luiz Rossini (PV) - 2.570
Marcelo Silva (PSD) - 6.858
Mariana Conti (PSOL) - 10.886
Nelson Hossri (PSD) - 4.715
Permínio Monteiro (PSB) - 4.127
Professor Alberto (PL) - 3.990
Rodrigo da Farmadic (DEM) - 6.493
Rubens Gás (DEM) - 4.971
Zé Carlos (PSB) - 4.674

Novos vereadores eleitos

Nome do Parlamentar / Votos recebidos

Arnaldo Salvetti (MDB) - 3.570
Carlinhos Camelô (PSB) * - 4.125
Cecílio (PT) - 2.592
Debora Palermo (PSC) - 1.937
Du Tapeceiro (Podemos)* - 3.846
Guida Calixto (PT) - 3. 645
Higor Campo Grande (Republicanos) - 7.670
Jair da Farmácia (Solidariedade) - 3.560
Major Jaime (PP) - 2.614
Marcelo da Farmácia (Avante) - 3.020
Marrom Cunha (Solidariedade) - 2.018
Otto Alejandro (PL) - 2.470
Paolla Miguel (PT) - 2.758
Paulo Bufalo (PSOL)* - 3.374
Paulo Gaspar (Novo) - 3.014
Paulo Haddad (Cidadania) * - 1.831

*Já ocuparam antes o cargo de vereador

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!