ACidade ON

Prefeito, vice e vereadores eleitos tomam posse hoje em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Prefeito, vice e vereadores eleitos tomam posse hoje em Campinas

O novo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), seu vice, Wanderlei Almeida (PSB), e os 33 vereadores eleitos na cidade tomam posse hoje (1º) para a legislatura deste ano até 2024.  A cerimônia acontece na Câmara Municipal.

Por causa da pandemia, a cerimônia de posse hoje será feita com regras específicas e de maneira remota. Começando a partir das 10h, a solenidade não terá a presença de público, e os novos eleitos estarão conectados individualmente em seus gabinetes. Já o prefeito e vice estarão na Prefeitura. A exceção fica com a vereadora Mariana Conti (PSOL), que presidirá a sessão, e dos integrantes da Mesa definidos por ela (que ficarão no plenário e respeitando distâncias mínimas). 

Essa será a primeira vez que uma mulher vai presidir a sessão de posse, sendo que pela primeira vez na história do legislativo campineiro uma vereadora mulher foi a mais votada nas eleições municipais. Mariana teve 10.886 votos. Além dela, Campinas teve outras três mulheres eleitas, batendo recorde de participação feminina (leia mais abaixo). 

Após a posse na Câmara será iniciada a votação para presidência e mesa diretora. A votação será transmitida ao vivo pela TV Câmara, e após a decisão, o novo presidente deve fazer um pronunciamento.

Enquanto a Câmara fará a votação da presidência, no Executivo acontece a transmissão de cargo, que também ocorre logo após a posse na Câmara, prevista com início para as 11h30, na Prefeitura. A princípio, o evento que seria feito no Teatro Castro Mendes, foi cancelado por causa da fase vermelha de restrições. 

Segundo a Prefeitura, o evento vai acontecer na Sala Azul da Prefeitura, e com respeito às medidas de segurança, sendo que somente Jonas, seu vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, Dário e o vice-prefeito Wanderlei estarão presentes.  

A transmissão será feita pela página oficial da Prefeitura Municipal no Facebook e pelas redes sociais do prefeito Jonas Donizette e do prefeito eleito Dário Saadi.

NOVO PREFEITO

Eleito com 57,07% dos votos válidos - o equivalente a 222.030 votos, Dário venceu o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), que ficou com 42,93% dos votos validos (166.995 no total).  

Você viu?

Dário tem 58 anos, é médico urologista e mora em Campinas há 38 anos. Formado pela PUC-Campinas, trabalhou no Hospital Municipal Mário Gatti, onde também ocupou o cargo de presidente.  

Indicado pelo até então prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), foi a primeira vez que Saadi concorreu ao Executivo, sendo que na carreira política teve passagem como vereador por quatro mandatos e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal. Nos últimos cinco anos, Dário esteve à frente da Secretaria de Esportes.

VEREADORES ELEITOS

A Câmara municipal contará na próxima legislatura com 17 rostos já conhecidos, e 16 novos parlamentares. Ao todo, 60% dos vereadores que concorreram a eleição se reelegeram (veja a lista completa com os nomes dos eleitos aqui) .  

No legislativo, a eleição do ano passado foi marcada pelo recorde de mulheres ocupando cargo na Casa de Leis , e aumento no número de negros eleitos (leia mais aqui) .  Ao todo foram 4 mulheres eleitas para essa próxima legislatura. Já pretos e pardos ocuparão oito das 33 cadeiras.

TRANSMISSÃO DE CARGO

Dos eleitos no Executivo, o prefeito eleito e o vice terão estarão presentes durante a transmissão de cargo, já o secretariado tomará posse remotamente. Na quarta-feira (30), Dário completou a lista com os secretários anunciados para a nova gestão, sendo que 15 já estavam na antiga gestão. 

Cinco deles mudaram de função, sendo eles Arly de Lara, que até então era presidente da Sanasa, agora será o responsável pela Cohab e Secretaria de Habitação, Eliane Jocelaine Pereira, que era da secretaria de Assistência Social e agora estará na Pasta de Recursos Humanos, Cristiano Biggi, que foi chefe de gabinete do governo Jonas agora será chefe da pasta de Segurança, André von Zuben também retorna após a eleição no cargo de Gestão e Controle, sendo que antes era secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e o até então presidente da Emdec e secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, passa para a pasta de Infraestrutura.

LISTA DOS SECRETÁRIOS JÁ ANUNCIADOS POR DÁRIO:

- Educação: José Tadeu Jorge (novo)
- Saúde: Lair Zambon (novo)
- Planejamento e Urbanismo: Renato Mesquita (novo)
- Habitação e Cohab: Arly de Lara Romêo (era presidente da Sanasa)
- Segurança: Cristiano Biggi (era chefe de gabinete)
- Serviços Públicos: Ernesto Paullela (se mantém no cargo)
- Relações Institucionais: Wanderley Almeida (vice-prefeito, retorna após eleição)
- Assuntos Jurídicos: Peter Panutto (se mantém no cargo)
- Desenvolvimento Econômico: Adriana Flosi (nova)
- Recursos Humanos: Eliane Jocelaine Pereira (era secretaria de Assistência Social)
- Chefe de gabinete: Aderval Fernandes (novo)
- Esporte: Fernando Lourenço Vanin (já estava no cargo há 3 meses)
- Trabalho e Renda: Gustavo de Tela Ferreira (novo)
- Cultura: Sandra Ciocci (nova)
- Verde e Desenvolvimento Sustentável: Rogério Menezes (retorna após eleição)
- Gestão e Controle: André von Zuben (retona após eleição mudando de cargo)
- Finanças: Aurílio Sérgio Costa Caiado (novo)
- Administração: Maria Emilia de Arruda Faccioni (nova)
- Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos: Vandecleya Elvira do Carmo Silva Moro (nova)
- Transportes: Vinicius Riverete (era presidente da Cohab)
- Infraestrutura: Carlos José Barreiro (era presidente da Emdec)
- Comunicação: Guilherme Fabrini (se mantém no cargo)
- Secretaria de Governo: Michel Abrão Ferreira (se mantém no cargo)

Administração indireta

- Setec: Eduardo Lima (novo)
- IMA: Eduardo Coelho (novo)
- Sanasa : Manuelito Pereira Magalhães Júnior (novo)
- Rede Mário Gatti : Sérgio Bizogni (novo)
- Ceasa: Valter Greve (se mantém no cargo)
- Emdec: Ayrton Carmargo e Silva (novo)
- Camprev: Marionaldo Maciel (mantido no cargo)
- Mata Santa Genebra: Cidão Santos (novo)

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!