ACidade ON

Cantora de Campinas acusa Latino de plgio de contedo na internet
Reprodução: ACidade ON
Cantora de Campinas acusa Latino de plgio de contedo na internet

A cantora de Campinas Bruna Volpi está acusando o também cantor Latino de plágio de conteúdo na internet após ele postar um vídeo onde teria usado parte do texto que ela criou criticando o governo pelo descaso com artistas. O caso ganhou repercussão nesta quarta-feira (6), após viralizar em aplicativos como Instagram e no TikTok, onde tudo começou.

Bruna também publicou prints da troca de mensagens com Latino, onde ele nega o plágio e diz que é para ela "aprovetar os 10 minutos de fama". Segundo a cantora, ela só queria o crédito no vídeo dele pela ideia - algo comum no aplicativo.

Em ambos os vídeos, eles usam uma analogia entre praias e casas de shows lotadas e falam sobre a diferença no tom das críticas para banhistas e artistas. Eles também falam que artistas têm que se sustentar e que o meio envolve diversos profissionais, além de que o governo brasileiro deveria tomar providência sobre o caso.



O vídeo de Bruna foi postado no dia 5 de janeiro e o de Latino, no dia 6. "Eu preferiria mil vezes estar fazendo esse vídeo agradecendo por um cantor desse porte ter usado uma ideia minha. Porém, para isso, ele teria que ter me dado os créditos e não agido como se a ideia do vídeo fosse dele", disse ela em vídeo.  

Após a repercussão do vídeo de Latino, ele chegou a ganhar apoio da cantora Ludmilla. Depois disso e da reclamação de Bruna, ele a procurou para se explicar dizendo que "ideologias parecidas com terceiros" não configuram plágio. Ele também diz que isso ela reclamar disso seria a mesma coisa de ele "reclamar de algum dia tu cantar alguma música minha nos seus shows". Sobre isso, Bruna afirmou que seria cover e não plágio.  



FRUSTRAÇÃO

Sobre o caso, Bruna afirmou que o trabalho de criação de conteúdo se intensificou na pandemia e que no Tiktok teve repercussão de suas ideias. "Comecei a me posicionar sobre política, lutas sociais, o que já me posicionava antes. E por causa da ausência de trabalho e shows, foquei nessa parte. E tenho levado isso muito a sério", disse ela.

Por levar a criação de conteúdo como um trabalho, Bruna afirmou que ficou frustrada após Latino publicar o texto sem dar os créditos. "Quando a pessoa faz o plágio e tem um visibilidade maior que você, é frustrante. De uma pessoa desse tamanho - de alcance - ter me plagiado. Foi uma sensação de impotência e injustiça", disse ela.

Bruna disse ainda que percebeu um machismo escancarado na situação. "Fica esse questionamento, se fosse um homem, ele teria plagiado? E a maneira que ele falou comigo, também. Ele usava 'gata', 'querida'. Ele não falaria assim com um homem", disse ela.  



OUTRO LADO


O cantor Latino foi procurado, por meio de assessoria de imprensa, para comentar o caso e não respondeu o pedido da reportagem. Essa matéria será atualizada se um posicionamento for recebido.  


"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!