ACidade ON

Unicamp estuda emprestar freezers para prefeituras armazenarem vacinas
Reprodução: ACidade ON
Unicamp estuda emprestar freezers para prefeituras armazenarem vacinas

A Unicamp  iniciou um programa de empréstimo de ultrafreezers para armazenar as vacinas da covid-19 quando elas chegarem à Campinas. Os freezers são voltados às vacinas dos tipos "RNA mensageiro", que necessitam de armazenamento em baixas temperaturas (-70°C).  

De acordo com a universidade, neste primeiro momento a ideia é ver qual a disponibilidade destes ultrafreezers na Unicamp e em institutos de pesquisa e empresas da região de Campinas, para então comunicar à Secretaria de Saúde da Prefeitura e das cidades vizinhas. Estas poderão usar a infraestrutura como ponto de apoio estratégico para a distribuição das vacinas na região.  

Os empréstimos seriam por um período determinado, sendo de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022, caso, até lá, as vacinas sejam adquiridas e incorporadas ao PNI/SUS para distribuição.  

OS ULTRAFREEZERS

Segundo os pesquisadores envolvidos, os requisitos para a disponibilização dos ultrafreezers são:  

- Freezer tipo ultra baixa temperatura -80°c/backup de CO2  

- Estar conectado a gerador  

- Possuir sistema de backup com cilindro de CO2 (injeção para manutenção da temperatura)  

- Possuir sistema de monitoramento de temperatura que envia mensagem ao celular  

- Ter passado por manutenção/revisão nos últimos 5 anos  

- Ser dedicado exclusivamente para armazenamento das vacinas  

"Mesmo um freezer que não siga todos estes critérios, poderá ser considerado. Para os ultrafreezers que não atendem a todos os requisitos acima, existe a possibilidade de contratação de serviço técnico especializado para revisão simplificada de funcionamento e instalação do sistema de backup e monitoramento de temperatura. Neste sentido, esperamos contar com apoio de empresas e empresários da região", destacou a universidade em nota.  

Para avaliar a característica do ultrafreezer e a disponibilidade de atender as demandas futuras, é necessário preencher um formulário. (clique aqui)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!