ACidade ON

Região de Campinas continua na fase amarela do Plano São Paulo.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Região de Campinas continua na fase amarela do Plano São Paulo.


Apesar do aumento de casos de Covid-19 registrados nas últimas semanas, a região de Campinas se mantém na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de combate ao coronavírus . O anúncio, que deve ser feito pelo governo estadual às 12h45, foi adiantado para os órgãos da imprensa. 

O governo de São Paulo antecipou para esta sexta-feira (15) a reclassificação do plano, que antes estava prevista para ocorrer no dia 5 de fevereiro. Na mudança, a região de Marília regrediu para a fase vermelha, e sete regiões regrediram para a fase laranja, sendo elas a região de Piracicaba, Araçatuba, Bauru, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté.

O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Presidente Prudente Registro e Sorocaba permaneceram na fase laranja, e os demais na fase amarela- incluindo a região de Campinas.

A última atualização do Plano SP foi feita na última sexta (8), e também manteve o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas na fase amarela, regredindo as regiões de Sorocaba, Registro, Marília e Presidente Prudente para a fase laranja, mais restritiva. Nesta última atualização, o governo ainda mudou as regras para o avanço e regresso de fase, e os critérios de liberação (leia mais aqui).  

Você viu?

ÍNDICES AINDA CONTROLADOS 

Apesar do aumento de casos registrados nas últimas semanas, os índices de casos e mortes já apontavam para que não aconteceria na região nem um avanço de fase, e nem uma regressão, sendo que as variações de casos, óbitos e número de leitos por 100 mil habitantes manteve a região em estabilidade.  

O índice mais preocupante e que deixava o DRS de Campinas no limite para a regressão era a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para covid-19. Como regra, regiões com mais de 70% de ocupação regridem para a fase laranja. Ontem (14) a ocupação de leitos região estava em 69,6%. 


Além dele, a variação de casos, como a incidência de novos casos, óbitos e internações também apresentou grande alta. A variação semanal de novos casos está em 56,9% na região, de óbitos em 42% e de internações em 23,2%.  

Segundo os critérios anunciados pelo governo, para estar na fase laranja a região precisaria ter nos últimos 14 dias:  

- Acima de 360 novos casos por 100 mil habitantes: atualmente a região tem 322,4 novos casos
- Acima de 60 novas internações por 100 mil habitantes: atualmente a região tem 37,5 novas internações
- Acima de 8 óbitos por 100 mil habitantes: o índice atualmente é de 5,3
- Leitos UTI covid-19 por 100 mil habitantes entre 3 e 5: a região tem 15
- Ocupação de leitos UTI Covid entre 70% e 80%: a taxa atual é de 69,6%  

Na fase amarela, continua valendo as regras já em vigor, com permissão do funcionamento de todos os setores no limite de 10h por dia e capacidade de 40% do público.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!