ACidade ON

Unicamp lança série de vídeos para combater fake news
Reprodução: ACidade ON
Unicamp lança série de vídeos para combater fake news

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) estreou uma série de vídeos com professores e especialistas para combater a propagação de notícias falsas. A campanha busca desmentir questões e afirmações duvidosas sobre vacinas e doenças, em especial a covid-19. 

Os temas abordados envolvem crianças - se elas têm de fato menos risco de se infectar com a covid-19 -, se as doses das vacinas de coronavírus são exclusivas para o SUS (Sistema Único de Saúde) e se a imunidade para quem já pegou a infecção dura para sempre.

A série conta com a participação de Raquel Stucchi, médica infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, José Martins Filho, professor e pediatra, e Luiz Carlos Dias, professor titular do Instituto de Química da Unicamp e membro da força-tarefa no combate a covid-19. 

Você viu?

O material audiovisual pode ser acessado pelo portal oficial da universidade ou pelo canal do YouTube da Unicamp.

VACINAS NÃO CAUSAM DOENÇAS

O professor Luiz Carlos Dias fala, na série da Unicamp, sobre três grandes mentiras do movimento antivacina, sendo uma destas mentiras a que vacinas causam autismo. Veja o vídeo abaixo: 



Dias, inclusive, cedeu entrevista ao ACidade ON Campinas em outubro passado para esclarecer e desmentir mentiras sobre as vacinas .

Na época, ele relembrou a importância de se vacinar. "Nós vemos como o mundo está de joelhos para covid-19, se o mundo ficou de joelhos para um único vírus, imagina se não tivéssemos vacinas pra tantas outras doenças? É inadmissível que as pessoas, ainda mais agora, não pensem como seriam o mundo sem as vacinas", ressaltou.

Confira a entrevista completa em vídeo e texto neste link .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!