ACidade ON

Início da 2ª etapa de vacinação tem registro de filas no Taquaral
Reprodução: ACidade ON
Início da 2ª etapa de vacinação tem registro de filas no Taquaral


Campinas iniciou nesta quinta-feira (28) a segunda fase da vacinação contra a covid-19 . O primeiro dia da vacinação, que abrange novas categorias de profissionais de saúde, teve registro filas, com pessoas que aguardavam a imunização na parte externa na Lagoa do Taquaral.

A vacinação começou logo cedo no Centro de Vivência do Idoso, que fica dentro da Lagoa. O local é um dos cinco locais programados para receber a campanha de imunização na cidade. Nesta etapa, além dele, a vacinação começou a ser feita também no Caic (Centro de Vivência do Idoso) da Vila União, na região Sudoeste.

Até ontem, 11,1 mil pessoas já haviam agendado a vacinação no portal da Prefeitura. Por enquanto, são disponibilizadas 12 mil doses da vacina de Oxford, que serão aplicadas neste segundo grupo até que mais doses cheguem a cidade.


Nesta segunda etapa de vacinação, são autorizado a receber a vacina médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, técnicos de análises clínicas e motoristas de ambulância.

O primeiro profissional a se cadastrar recebeu a vacina às 8h da manhã. O primeiro vacinado nesta fase foi o médico Roberto Damian Pacheco Pinto, de 36 anos, que trabalha em uma clínica de oftalmologia.

CHECAGEM DE FURA-FILAS 

Durante a fila no Centro de Imunização, profissionais da Secretaria da Saúde confirmavam o cadastro e os dados das pessoas que agendaram a vacinação para evitar fraudes. Ontem (27) Administração informou que já identificou, através do agendamento, tentativas de "fura-filas", com cadastro de pessoas que não faziam parte dos seis grupos prioritários.

"Não basta agendar, tem que comprovar. A pessoa que fizer isso vai perder esse agendamento. Quem fez isso, peço para ligar no 160 para desmarcar e abrir vaga para quem está mais exposto ao risco. Chegará a sua vez de tomar a vacina", disse a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea Von Zuben.

AGENDAMENTO

Para se vacinar, os profissionais de saúde devem fazer um agendamento pelo site www.vacina.campinas.sp.gov.br . Só será possível agendar enquanto houver doses disponíveis. Por enquanto, somente estes grupos estão no agendamento por conta da quantidade de imunizantes que a cidade recebeu até agora. Ainda não há previsão para novos lotes com doses chegarem em Campinas.

Até ontem, Campinas já havia vacinado 15.052 pessoas, entre profissionais da saúde e idosos em asilos.

Você viu?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!