O Governo do Estado de São Paulo
anunciou hoje (1º) que novos insumos para a vacina Coronavac
devem chegar nesta semana através do Aeroporto de Viracopos
, em Campinas
.
Segundo o Estado, a chegada vai acontecer na noite de quarta feira (3). Ao todo, a importação é de 5,4 mil litros de insumos, que possibilitam cerca de 8,6 milhões de doses.
O Butantan anunciou na última semana que outros 5,6 mil litros estão em processo "avançado de liberação" pelo governo chinês, e a expectativa é de receber até abril o total de insumo para produção das 40 milhões de doses contratadas.
Nos próximos dias, é esperado que seja firmado um novo contrato do Butantan com o governo federal para a compra de um lote adicional de 54 milhões de doses da CoronaVac.
ANDAMENTO DA VACINAÇÃO
Na última sexta-feira (29), o Estado de São Paulo entregou ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, um lote com 1,8 milhão de doses da vacina do Butantan para a vacinação dos brasileiros, completando cronograma estabelecido com o órgão federal que previa a entrega de 8,7 milhões de vacinas até 31 de janeiro.
Deste total, 410 mil doses permaneceram em São Paulo para dar continuidade à campanha de imunização, que já ultrapassou a marca de 387 mil pessoas vacinadas até as 7h55 de ontem (31). A vacinação no Estado começou em 17 de janeiro, com a imunização de profissionais de Saúde no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Segundo o Estado, as novas doses permitirão que o público-alvo da fase 1 da campanha seja imunizado em sua totalidade, o que inclui trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência a partir de 18 anos institucionalizados. Além disso, permitirá que o Estado de São Paulo comece a vacinar os idosos acima de 85 anos em fevereiro.
Você viu?
De todas as vacinas disponíveis no país até o momento, 80% foram fornecidas pelo Instituto Butantan.
EM CAMPINAS
Atualmente, Campinas já recebeu pela Prefeitura 41.750 doses de imunizantes contra a covid-19, sendo eles 24,9 mil recebidos da Coronavac, e 16,7 mil da vacina da Fiocruz - Oxford/AstraZenec. A primeira fase da campanha segue em andamento, com objetivo de imunizar profissionais de saúde, idosos institucionalizados (aqueles que moram em asilos), e idosos acima de 60 anos. Até às 15h de sexta-feira (29) a Secretaria Saúde já havia vacinado 18.998 pessoas.
VIRACOPOS NA ROTA DA VACINA
Essa não será a primeira vez que Viracopos fará parte da rota da vacina para a covid-19. Na véspera de Natal, o aeroporto recebeu 5,5 milhões de dose da CoronaVac
, maior carregamento até então da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac.
Também saiu de Campinas o avião com destino à Índia
, que teve impasses e após pousar no Recife, saiu para buscar as 2 milhões de doses da vacina de Oxford.