O menino de 11 anos que foi encontrado acorrentado a um barril no Jardim Itatiaia, em Campinas, recebeu alta nesta quarta-feira (3) depois de quatro dias internado. Ele foi resgatado no sábado (30) pela PM (Polícia Militar) e levado para receber atendimento no Hospital Ouro Verde. Ontem, havia sido transferido para o Mário Gatti.
Segundo a tia da criança e o Conselho Tutelar o menino foi enviado a um abrigo. Sobre isso, a Prefeitura de Campinas disse que "a decisão sobre o encaminhamento a ser dado é atribuição do Poder Judiciário". Procurado, o TJ (Tribunal de Justiça) informou que o caso está sob sigilo de justiça.
No hospital, o menino estava recebendo tratamento para aumentar o peso, uma vez que ele foi encontrado sob desnutrição severa. No momento do resgate, ele pesava 27 kg e o ideal para sua idade é de 35 kg. No barril, ele disse aos policiais que estavam com fome.
O menino ficava nu, acorrentado nos braços e nos pés ao tambor, coberto por uma telha tipo brasillit e uma pia de mármore. A polícia suspeita que ele estava nesta situação há pelo menos um mês.
Você viu?
MP
Ainda hoje, o MP (Ministério Público) solicitou nesta ao Conselho Tutelar a revisão de todos os casos em andamento e que se encontram sem comunicação dos demais serviços da rede de proteção há mais de três meses.
Desde segunda-feira (1º), a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Campinas instaurou procedimento investigatório para apurar eventual falha da rede de proteção nos atendimentos prestados ao menino.