ACidade ON

Campinas já vacinou 30 mil pessoas contra a Covid-19.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Campinas já vacinou 30 mil pessoas contra a Covid-19.


Campinas chegou na tarde de ontem (4) ao número de 30 mil moradores vacinados contra a Covid-19 . Ontem, a cidade deu início a 3ª fase de imunização, que abrange idosos acima de 90 anos e outras 13 categorias de profissionais ligados a serviços de saúde. 

Segundo o boletim da Saúde, ao todo a cidade já conta com 30.879 pessoas imunizadas, número que representa que 56% das vacinas recebidas já foram aplicadas. 

Até hoje (5), a cidade já recebeu três carregamentos, que juntos somam 56.280 doses na cidade. Entre as doses recebidas parte é da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, e parte é da vacina de Oxford, em parceria com a Fiocruz.  

Ambas são até o momento os únicos imunizantes contra a covid-19 no Brasil com autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

A VACINAÇÃO EM CAMPINAS

A campanha municipal de vacinação contra a covid-19 começou no dia 21 de janeiro em Campinas e segue em andamento. 

Até o momento, a imunização já contou com três etapas, sendo que a primeira foi da aplicação em profissionais de saúde da linha de frente e idosos em asilos, a segunda em outras seis categorias de profissionais de saúde e a última, iniciada ontem, com a aplicação em idosos acima de 90 anos e outras 13 categorias. Veja todos os grupos contemplados abaixo.

Você viu?

Ainda aguardam o início do agendamento e da vacinação idosos a partir de 60 anos. Segundo a Prefeitura, ainda há a espera pela definição do Ministério da Saúde e o recebimento das doses no município. Para os demais grupos, ainda não há cronograma definido.  

COMO FUNCIONA O AGENDAMENTO

Para evitar aglomeração, as pessoas que forem receber a vacina precisarão agendar o dia e o horário. O agendamento é aberto depois que as doses chegarem e forem disponibilizadas para cada grupo. O número de horários que será aberto para a primeira fase estará de acordo com a quantidade de vacinas enviada à cidade.

Em Campinas, o agendamento atualmente é feito por meio do portal de vacinação , pelo telefone 160 ou pelo centro de saúde de referência. Vale lembrar que o agendamento só é possível para os grupos com listados abaixo:

GRUPOS QUE PODEM FAZER O AGENDAMENTO NA 3ª ETAPA:

- idosos acima de 90 anos;
- assistentes sociais;
- biólogos;
- biomédicos;
- farmacêuticos;
- fonoaudiólogos;
- nutricionistas;
- médicos-veterinários
- psicólogos;
- profissionais de educação física
- terapeutas ocupacionais;
- técnicos e auxiliares de saúde bucal; - auxiliares em laboratórios de análises clínicas
- funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres;   

GRUPOS DA 2ª ETAPA QUE CONTINUAM O AGENDAMENTO E VACINAÇÃO:

- médicos;
- enfermeiros;
- técnicos e auxiliares de enfermagem;
- cirurgiões dentistas;
- fisioterapeutas;
- técnicos em laboratórios de análises clínicas
- motoristas de ambulância; 

*OBSERVAÇÃO*: Todos os profissionais listados acima precisam comprovar vínculo com algum serviço de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!