Projeto Retreta, de Artur Nogueira, recebe visita de cantora americana
Reprodução: ACidade ON
Projeto Retreta, de Artur Nogueira, recebe visita de cantora americana


É difícil encontrar alguém que conheceu e não tenha se apaixonado pelo projeto Retreta de Artur Nogueira. O projeto é um trabalho de educação sócio musical que atende a mais de 3 mil alunos na comunidade gratuitamente e é idealizado pelo maestro Ricardo Michelino.

A ação oferece, em sua sede, aulas gratuitas de musicalização, instrumentos musicais e canto coral, além de atender 11 escolas da rede municipal com vistas à formação de público e de músicos.  

O grupo de músicos já é famoso e coleciona fãs nacional e internacionalmente, dentre eles a cantora americana Thea Dano, que esteve na sede do projeto nesta quinta-feira (4).  

A artista viajou de Tenesse, nos Estados Unidos, para conhecer a rotina dos músicos, com quem ela inclusive já se apresentou por meio de gravações musicais on-line. Uma delas é o clipe em tributo ao cantor Elvis Presley, gravado ano passado com o principal tribute artist do astro, Shawn Klush. 

Thea Danos visitou a sede do projeto na tarde desta quinta (4), onde pode conhecer a rotina dos músicos. (Foto: Divulgação/Projeto Retreta)

PARCERIA

Segundo Thea, a parceria entre ela e o Projeto Retreta se iniciou há cerca de um ano, e os planos são de uma união musical ainda mais duradoura. Em abril do ano passado ela iria se apresentar com a orquestra, mas o show foi cancelado em virtude da pandemia.  

"Fiquei muito triste porque este é um projeto muito especial. E agora que pude visitar e conhecer todo mundo, gosto ainda mais deste projeto", disse.  

A artista revelou ainda que, assim que a pandemia acabar, novos projetos serão desenvolvidos com o Retreta. "A apresentação foi cancelada, mas não para sempre! Nós ainda faremos um show e estou pronta para cantar assim que pudermos voltar", continuou.  

Além de Thea, Heitor Crespo, guitarrista do tribute artist Shawn Klush e brasileiro residente em Nashville (EUA), também visitou a sede do projeto ontem.  

"Tem sido um prazer estar aqui e conhecer todo mundo. Nós planejávamos fazer um grande tour internacional do Shawn Klush, com parada no Brasil, mas, infelizmente por conta da pandemia, tivemos que reagendá-lo. Mas nós continuaremos com este projeto assim que for possível", disse.   

Thea Danos visitou a sede do projeto na tarde desta quinta (4), onde pode conhecer a rotina dos músicos. (Foto: Divulgação/Projeto Retreta)

Sobre a visita e os projetos com parcerias internacionais, o maestro e coordenador do Retreta Ricardo Michelino se diz muito lisonjeado. "Penso que todas as relações são sempre muito bem importantes. Nesse caso específico é privilégio para o nosso trabalho contarmos com a parceria de importantes músicos do Brasil e do mundo". 

Durante a passagem da cantora pela cidade, ela também visitou a sede da Câmara Municipal, com a presença do prefeito de Artur Nogueira Lucas Sia (PSD), com o maestro Michelino, além de representantes da Casa de Leis.  

O PROJETO

O projeto Retreta incentiva a iniciação e a prática da musicalização nas escolas municipais de Artur Nogueira. Coordenado por Michelino, o projeto oferece aulas de violino, saxofone, percussão, clarinete, flauta, canto, viola entre outros instrumentos para os alunos.  

Desde o início da pandemia, quando as atividades presenciais foram suspensas, a Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, fruto da Corporação Musical 24 de Junho e do Projeto Retreta, não hesitou em se encaixar no atual cenário, e tem trabalhado em diversas gravações de clipes, com participações de grandes nomes da música.  

Em junho do ano passado o ACidade ON noticiou uma dessas produções. De casa, cerca de 60 músicos, composto por professores, alunos e voluntários fizeram uma releitura da canção "Suspicious Minds", de Elvis Presley (relembre aqui).

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!