ACidade ON

Campinas passa de 33 mil imunizados entre profissionais da saúde e idosos
Reprodução: ACidade ON
Campinas passa de 33 mil imunizados entre profissionais da saúde e idosos

Campinas vacinou contra a covid-19 até essa sexta-feira (5) 33,1 mil pessoas entre profissionais da área de saúde e idosos. O levantamento foi divulgado pela Prefeitura na tarde ontem. Esse número corresponde cerca de 3% da população da cidade, que é de 1,2 milhão.

Nessa semana, a cidade deu início a 3ª fase de imunização, que abrange idosos acima de 90 anos e outras 13 categorias de profissionais ligados a serviços de saúde. Vale lembrar que a vacinação na cidade está sendo feita de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. 

"Gostaríamos de lembrar que 3% da população é um dos maiores índices do Brasil, principalmente quando a gente se compara com grandes cidades. Outro fator importante é que esses 3% são pessoas de grande risco e espero que isso, brevemente, passe a significar uma diminuição no número de doentes graves na cidade", afirmou o secretário de Saúde, Lair Zambon.

Campinas já recebeu três carregamentos de imunizantes, que juntos somam 56.280 doses. Entre as doses recebidas parte é da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, e parte é da vacina de Oxford, em parceria com a Fiocruz.

"A vacinação está indo bem. Foram vacinados praticamente todos os profissionais ligados à assistência da saúde e felizmente já começamos a vacinar os maiores de 90 anos. A vacinação dos idosos que vivem em instituições também está transcorrendo normalmente", disse o secretário.



PROFISSÕES

"As profissões que nós colocamos na lista de vacinação não são definidas pela Prefeitura de Campinas. Nós seguimos as determinações do Ministério da Saúde e, consequentemente, da Secretaria de Estado da Saúde. Isso faz parte do SUS e o Plano Nacional de Imunização é um dos grandes programas de vacinação do mundo. É reconhecido em todos os países como um dos melhores do mundo", afirmou o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

A VACINAÇÃO EM CAMPINAS 

Até o momento, a imunização já contou com três etapas, sendo que a primeira foi da aplicação em profissionais de saúde da linha de frente e idosos em asilos, a segunda em outras seis categorias de profissionais de saúde e a última, iniciada ontem, com a aplicação em idosos acima de 90 anos e outras 13 categorias. Veja todos os grupos contemplados abaixo.

AINDA AGUARDANDO DEFINIÇÃO DE DATA 

Ainda aguardam o início do agendamento e da vacinação idosos a partir de 60 anos. Segundo a Prefeitura, ainda há a espera pela definição do Ministério da Saúde e o recebimento das doses no município. Para os demais grupos, ainda não há cronograma definido.

AGENDAMENTO

O agendamento para vacinação continua, inclusive no final de semana. As informações podem ser obtidas pelo hotsite vacina.campinas.sp.gov.br lançado na sexta-feira, dia 22.

O site esclarece dúvidas sobre as vacinas e a atual campanha de vacinação na cidade. Também divulga a opinião de especialistas, notícias relacionadas ao assunto, cuidados com a doença, entre outros. 

GRUPOS QUE PODEM FAZER O AGENDAMENTO NA 3ª ETAPA:

- idosos acima de 90 anos;
- *assistentes sociais;
- *biólogos;
- *biomédicos;
- *farmacêuticos;
- *fonoaudiólogos;
- *nutricionistas;
- *médicos-veterinários
- *psicólogos;
- *profissionais de educação física
- *terapeutas ocupacionais;
- *técnicos e auxiliares de saúde bucal; - auxiliares em laboratórios de análises clínicas
- *funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres;

*QUE DESEMPENHEM FUNÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE

GRUPOS DA 2ª ETAPA QUE CONTINUAM O AGENDAMENTO E VACINAÇÃO:

- médicos;
- enfermeiros;
- técnicos e auxiliares de enfermagem;
- cirurgiões dentistas;
- fisioterapeutas;
- técnicos em laboratórios de análises clínicas
- motoristas de ambulância;

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!