ACidade ON

Após iniciar vacinação para idosos com mais de 90, Campinas abre agendamento para pessoas entre 85 e 89.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Após iniciar vacinação para idosos com mais de 90, Campinas abre agendamento para pessoas entre 85 e 89.

Campinas abre nesta quarta-feira (10) o agendamento para vacinação de idosos entre 85 e 89 anos contra a covid-19. O cadastro poderá ser feito a partir das 9h no site da Prefeitura . A vacinação neste grupo será iniciada amanhã. 

A ampliação de mais um grupo incluído no plano de vacinação foi anunciada ontem. Até agora, estão sendo imunizados na cidade apenas idosos acima de 90 anos, além de profissionais ligados a serviços de saúde (leia mais abaixo). Segundo o balanço divulgado ontem, a cidade conta com 41.037 pessoas já vacinadas.  

Segundo a Secretaria de Saúde, é esperado vacinar 6 mil pessoas nesta nova faixa etária. Atualmente, a imunização na cidade está sendo feita em dois Centros de Imunização, sendo eles o Centro de Vivência dos Idosos (Lagoa do Taquaral - Portão 5) e o Caic Vila União (Rua José Augusto de Mattos, s/nº).  

Cada centro tem capacidade de aplicar 1 mil doses por dia e ambos funcionam das 8h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

APENAS EM IDOSOS

De acordo com a Administração, profissionais da área da saúde tiveram o agendamento suspenso ontem, e serão vacinados apenas até hoje, sendo que a partir de agora a imunização será focada somente em idosos.

"Este grupo é muito importante ser imunizado. Eles representam 28% das mortes por coronavírus. Além disso, com a imunização destes idosos conseguiremos uma melhor distribuição da ocupação de leitos", afirmou Andrea von Zuben, diretora do Devisa (Departamento de Vigilância Sanitária).

Campinas conta até hoje com 63.927casos de contaminação, e 1.712 vítimas fatais. Destas vítimas, a maior parte eram idosos, sendo que mais de 81% das mortes por covid-19 em Campinas aconteceram com idosos maiores de 60 anos.  

"A primeira faixa que a gente vai atingir agora, maiores de 85 anos, é o maior número de óbitos e corresponde 28% do total", disse  o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

COMO FAZER?

Para se vacinar, os idosos acima de 85 anos devem fazer um agendamento pelo site, pelo número 160 ou pelo Centro de Saúde. Só será possível agendar enquanto houver doses disponíveis.

Segundo a Saúde, caso o idoso tiver dificuldade para sair do carro, a equipe do Centro de Imunização atenderá no veículo, e se ele não tiver condições de ir a um centro de vacinação, a aplicação da vacina será feita em domicílio.

Para isso, o responsável ou o idoso deve entrar em contato com o centro de saúde mais próximo, ligar no telefone 160 ou acessar o chat do portal de vacina para orientações. 

Entre os documentos necessário, é preciso que o idoso leve um documento de identidade com foto, e um comprovante de endereço, que pode estar no nome do responsável pelos cuidados. 


HISTÓRICO

A campanha de vacinação contra a covid-19 começou no dia 21 de janeiro em Campinas. A primeira pessoa a ser vacinada na cidade recebeu a primeira dose da Coronavac, vacina desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac na segunda-feira (18), um dia após o governo do Estado de São Paulo aplicar a primeira dose da vacina no país.

VEJA COMO ESTÁ O ANDAMENTO DA IMUNIZAÇÃO:

1º GRUPO: A primeira etapa da vacinação começou a ser feita em profissionais de saúde que trabalham diretamente no atendimento de casos de covid-19 e idosos institucionalizados (aqueles que moram em lares de longa permanência). Para profissionais de saúde, a vacinação pelo município começou na quarta-feira (20). Já para idosos em asilos, a imunização começou a ser feita no dia 27. Para esses dois grupos não é necessário fazer agendamento, visto que as vacinas são entregues diretamente nesses locais.

2º GRUPO: O segundo grupo que começou a ser vacinado em Campinas é o de profissionais de saúde em geral. A vacinação para estes começou na quinta-feira (28), incluindo apenas seis categorias profissionais. Entre eles estavam estão médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos em laboratórios de análises clínicas e motoristas de ambulância.

3º GRUPO: A terceira etapa de vacinação começou no dia 4 de fevereiro, com a aplicação de doses em idosos acima de 90 anos, funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres, além de assistentes sociais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, veterinários, psicólogos, profissionais de educação física, terapeutas ocupacionais, técnicos e auxiliares de saúde bucal,e auxiliares em laboratórios de análises clínicas. Vale lembrar que todos profissionais necessariamente tinham que comprovar vínculo com alguma unidade de saúde.  

4º GRUPO- Idosos acima de 85 anos- a ser iniciada a vacinação amanhã (11).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!