A Secretaria de Educação de Campinas confirmou, na tarde desta quarta-feira (10), que prevê atrasar a entrega dos kits de uniforme e material escolar para os alunos da rede pública. As aulas presenciais estão previstas para retornar no dia 1º de março.
Desde a última segunda-feira (8), as aulas na rede pública municipal de Campinas voltaram de forma remota. Na rede estadual, as aulas presenciais também retornaram na segunda-feira.
O kit escolar é composto por cola, tesoura, lápis de cor, borracha, lápis de escrever, caderno de arte, dois cadernos com linha, régua, canetinhas e apontador - há uma pequena variação nos materiais de acordo com o ano do aluno.
Além do kit, também há a entrega dos uniformes. Algumas escolas ainda possuem uniformes do ano passado, que serão repassados aos estudantes.
Questionada, a Pasta informou que os kits de material escolar e uniforme já foram comprados. "A Secretaria de Educação estabeleceu um cronograma de entrega para as primeiras semanas do retorno às aulas presenciais", disse a nota.
COMO SERÁ
O cronograma prevê um retorno híbrido, com aulas presenciais e por meio da plataforma digital. Retornam todas as turmas da pré-escola, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Qualificação Profissional e Profissionalizante.
Os alunos da Educação Integral, do Ensino Fundamental, terão aulas presenciais todos os dias, a partir de 1º de março. No entanto, as turmas serão divididas em dois períodos: metade frequenta a escola pela manhã e o restante à tarde.
Em virtude da constante necessidade de higienização de todos os espaços das escolas, o que inclui maçanetas das portas e carteiras, por exemplo, o período de aula será de três horas diárias. Antes da pandemia eram cinco. Nos dois turnos serão oferecidas duas refeições (café da manhã e almoço ou almoço e café da tarde).
Cada aluno receberá um kit contendo quatro máscaras não descartáveis e um vidro individual de álcool gel. Os professores além das máscaras também contarão com protetor facial (face shield).
As carteiras e os lugares nos refeitórios serão disponibilizados com um distanciamento de 1,5 metro. Totens com álcool gel serão distribuídos em pontos estratégicos das escolas.
IDADE DAS CRIANÇAS E DATA DOS RETORNOS
Dia 1º de maço a partir de 3 anos e 3 meses até ensino fundamental;
Dia 15 de março retorno das crianças de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 3 meses;
Dia 30 de março - menores de 1 ano e 7 meses;