O Hospital Municipal "Doutor Waldemar Tebaldi", em Americana, está pedindo com urgência doações de sangue dos tipos O positivo e A positivo
após o estoque zerar nesta semana. Segundo a Prefeitura, durante a pandemia de Covid-19
o atendimento tem sido realizado apenas com agendamento prévio por meio do aplicativo "Sangue Amigo".
O aplicativo pode ser baixado nos sistemas IOS e Android. Também é possível ligar no telefone 3468 1739. Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 kg e estar em plena condição de saúde.
De acordo com a Prefeitura, para fazer a doação não é preciso estar em jejum, porém o doador não poderá ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação; não poderá ter fumado nas duas horas antecedentes e também não poderá ter passado por cirurgias nos últimos meses.
Caso o doador tenha sido submetido à tatuagem ou aplicação de piercing, deverá aguardar por 12 meses, a contar da data do procedimento, para poder realizar a doação.
Para quem faz uso de algum medicamento, é fundamental informar o setor. No momento da doação é preciso levar um documento original com foto. O banco de sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.