Doria proíbe circulação de pessoas em todo o Estado entre 23h e 5h
Reprodução: ACidade ON
Doria proíbe circulação de pessoas em todo o Estado entre 23h e 5h

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje (24) medidas mais restritivas de combate ao coronavírus no Estado. Por determinação do Centro de Contingência, todo o Estado agora terá restrições de circulação durante a noite, que passam a valer a partir desta sexta-feira (26) até o dia 14 de março. 

Segundo as novas regras, haverá toque de restrição de circulação entre 23h e 5h. Isso significa que dentro desse horário as pessoas não poderão circular na rua. 

Segundo o governo estadual, as medidas foram tomadas com intenção de frear o avanço da covid-19. Nesta semana, o Estado atingiu seu maior número de internações em UTI desde o início da pandemia. Campinas também registrou ocupação máxima de leitos para UTI Covid nos sistema público de saúde no último domingo (leia mais aqui). 

"Dado ao fato de que chegamos ao recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar de São Paulo, o governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do centro de contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo o estado, de 26 de fevereiro a 14 de março", disse o governador.  

Com argumento de preocupação, o anúncio a respeito do Plano São Paulo foi adiantado para hoje, sendo que normalmente as medidas são anunciadas sempre às sextas-feiras. 

Apesar das mudanças, a região de Campinas foi mantida na fase amarela durante o dia. Segundo os índices retirados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) o número de ocupação de leitos de UTI para covid-19 do DRS (Departamento Regional de Saúde) poderia regredir a região para a fase laranja (leia mais aqui)

A única região que regrediu do Plano SP foi a de Marília. As demais seguem iguais. 

Você viu?

MEDIDAS MUNICIPAIS

Em Campinas, uma medida de restrição também foi tomada pela Prefeitura e passou a vigorar ontem. 

Na cidade, foi implantada a fase vermelha noturna , entre 21h e 5h - nesse período apenas o comércio essencial poderia funcionar, como supermercados, farmácias postos de combustíveis. Já bares e restaurantes, só poderiam funcionar no sistema de delivery ou drive-thru nesse período. 

Segundo a Prefeitura de Campinas, a medida foi tomada pelo aumento de casos de coronavírus e a pressão na rede de saúde . Campinas registrou na última semana um caso da nova variante do coronavírus e tem visto um aumento de casos graves em pessoas mais novas. 

Algumas cidades do Estado por causa do aumento da pandemia e colapso no sistema de saúde, decretaram lockdown para tentar reduzir a transmissão do vírus. Araraquara é um dos municípios que fecharam tudo - incluindo supermercados - para tentar conter a contaminação. Na cidade, 98% dos leitos estão ocupados. Ontem, o município decidiu estender o lockdown total (leia mais aqui) .

"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários