Especialista responde: como posso saber se a vacina foi aplicada?
Reprodução: ACidade ON
Especialista responde: como posso saber se a vacina foi aplicada?


Com a chegada da vacina contra a covid-19 no Brasil, diversos questionamentos se formaram a respeito de seu uso e eficácia. Diante disso, o ACidade ON Campinas tem feito uma série de reportagens, abordando as principais dúvidas dos leitores (confira outras aqui).

No início de fevereiro, o Ministério Público iniciou investigações contra profissionais de saúde que não aplicaram a vacina corretamente, as chamadas "vacinas de vento". Com isso, o questionamento levantando por muitos foi: como posso saber se a vacina foi realmente aplicada?

Para responder essa pergunta, o ACidade ON entrevistou a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi. De acordo com Raquel, há muitos formas de se certificar de que a dose realmente foi aplicada.   

Infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi. (Foto: Reprodução EPTV)

Confira abaixo:

POSSO PEDIR PARA VER A SERINGA?

Sim. Segundo a infectologista, todos podem pedir para ver a seringa ao término da aplicação. "As pessoas quando forem ser vacinadas podem pedir sim para ver a seringa, podem olhar se a vacina está sendo aplicada corretamente também, e podem pedir para ver o frasco da vacina", explicou.

A dica, de acordo com Raquel, é observar o movimento do êmbolo, parte do meio da seringa, que empurra o líquido para o braço do paciente.

POSSO FILMAR A APLICAÇÃO DA VACINA?

Raquel explica que o paciente pode filmar a aplicação da vacina. Contudo, ele deve se certificar de que o profissional da saúde não se incomode com o uso da imagem dele. Caso o profissional não queira ser filmado, o paciente deverá filmar apenas a si mesmo.

"Teoricamente não teria nenhum problema filmar a aplicação da vacina, a não ser que o serviço fale contra. No entanto, pode ir uma pessoa como acompanhante, principalmente dos idosos, e observar a aplicação da vacina em si".

QUANTAS DOSES VÊM UM FRASCO?

"Os frascos da vacina, tanto da Coronavac quanto da AstraZeneca têm 10 doses, e cada dose tem 0, 5 ml. A seringa varia muito, porque tem serviços que usam seringa de 3 ml, então na seringa vai ter só 0,5 ml, que é a quantidade da vacina. No entanto, tem serviço que usa seringas de 1 ml, mas da mesma forma vai ser usado apenas 0,5 ml em cada seringa", explicou.

Raquel explica ainda que, normalmente, uma pessoa fica encarregada de fazer a aspiração destas dez doses, e de colocá-las em seringas individuais. Uma vez o frasco aberto, o enfermeiro tem um prazo de seis horas para aplicar todas as doses.

"Já os frascos devem ser mantidos refrigerados, guardados em caixas de isopor no local de aplicação", continuou. Ao término da imunização, todo o material utilizado para a aplicação da vacina deve ser destacado.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!