O número de mortes por Covid-19 de pessoas com menos de 60 anos aumentou em Campinas . Segundo dados comentados pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realizada na manhã desta quinta-feira, a cidade já registrou 54 vítimas fatais da doença neste ano.
Durante os três primeiros meses da pandemia no ano passado, o número foi menor: 34 moradores de Campinas morreram após a contaminação. Na comparação desses períodos, também houve um aumento de 48% no número de internações de pessoas em faixas de idade abaixo de 60 anos – salto de 344 para 713.
“É um dado assustador e importante. O vírus não descansa, não podemos relaxar”, disse o prefeito. “É muito triste ver jovens sendo entubados, por isso todos temos que nos conscientizar de que o que estamos passando não é brincadeira, por isso, cuidem-se”, completou.
A lista de mortes divulgada nesta quinta mostra três vítimas com menos de 60 anos, todas na faixa dos 50 aos 59. Um deles não tinha comorbidade. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, o momento é crítico e todo cuidado se faz necessário.
“As pessoas precisam se conscientizar de que o distanciamento social e o uso da máscara e do álcool em gel são as grandes armas que temos, enquanto a vacina não chega para todos”, disse Andrea. “Independente do tipo de vírus que está em circulação, as pessoas têm que adotar todas as medidas de segurança”, completou.