A Prefeitura de Jaguariúna anunciou, na tarde desta sexta-feira (5), que vai reorganizar o atendimento nas unidades de saúde. O motivo é porque hoje a cidade registrou superlotação de 126% nos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).
Com as novas medidas, a partir da segunda-feira (8), as urgências clínicas gerais e pediátricas serão centralizadas na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h.
Já os casos de pessoas com sintomas de covid-19 continuarão a ser direcionados para a Unidade de Campanha, localizada ao lado da UPA. No Pronto-Socorro do Hospital Municipal, ficarão centralizados os casos de emergências clínicas, pediátricas, ortopédicas, obstétricas, ginecológicas, entre outras.
Nas UBSs (unidades básicas de saúde) e Centro de Especialidades Médicas permanecem os atendimentos da atenção primária. Durante a fase vermelha, para evitar aglomerações, são priorizados os atendimentos de casos crônicos, gestantes e idosos, para emergências. Para os demais casos não-emergenciais, a orientação é para que as pessoas aguardem um pouco mais para ir ao médico.
ENTENDA
UPA/PS
-Acidentes domésticos
-Acidentes de trânsito
-Picada de inseto com reação alérgica
-Mordida de animal
-Quedas
-Agravamento de problemas
-Crise asmática
-Crise hipertensiva
-Fraturas
-Engasgamento
PRONTO-SOCORRO
Corte profundo
Acidente de origem elétrica
Picada ou mordida de animais peçonhentos
Queimaduras
Afogamentos
Hemorragia (forte sangramento)
Infarto do miocárdio (dor forte no peito)
Dificuldade respiratória
UBSs
Consultas médicas
Inalações
Injeções
Curativos
Vacinas
Coleta de exames laboratoriais
UNIDADE DE CAMPANHA
Febre
Dor no corpo
Dor garganta
Falta de ar