Dario faz live hoje para definir fase emergencial em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Dario faz live hoje para definir fase emergencial em Campinas

O prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos), fará uma live nesta sexta-feira (12), às 15h, para definir a fase emergencial em Campinas, anunciada ontem pelo governo estadual. A mudança vai restringir ainda mais o funcionamento de diversos setores econômicos, além de suspender cultos e campeonatos esportivos. Nas escolas estaduais e particulares também haverá mudança (leia mais abaixo).

Ontem, o prefeito esteve no Palácio dos Bandeirantes após o anúncio do governo João Doria (PSDB). Dário foi recebido pelo pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, e pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Na capital, ele pediu a ampliação de leitos de UTI e enfermaria para o atendimento de pacientes com covid-19.

Assim como em muitas cidades paulistas, Campinas tem enfrentado alta ocupação hospitalar devido ao aumento de internações de coronavírus. Ontem, a cidade não tinha mais nenhum leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivo para pacientes com covid-19 na rede municipal.

Na rede estadual, a situação é semelhante e o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp anunciou hoje a abertura de mais 18 leitos de enfermaria e UTI. Na terça-feira (9), o hospital anunciou a suspensão do atendimento por conta da superlotação, e também adiou as cirurgias eletivas até o dia 26 de março.

Com este cenário crítico - que se repete nas cidades paulistas - a fase emergencial foi criada para diminuir a circulação de ao menos 4 milhões de pessoas em todo o estado, junto com o toque de recolher das 20h às 5h. Hoje, Dario deve regulamentar em Campinas o decreto mais restritivo e anunciar outras medidas de combate à covid.

Confira abaixo detalhes das novas restrições em comércios e serviços na fase emergencial


ESCRITÓRIOS EM GERAL E ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
- Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).

COMÉRCIO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO - Proibido o funcionamento e atendimento presencial, mas ficam liberados os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega na casa do comprador (delivery).

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS (COMÉRCIO EM GERAL) -
Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local.

REPARTIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).

RESTAURANTES, BARES E PADARIAS - Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de supermercados, com proibição de consumo no local.

TRANSPORTE COLETIVO -
Recomendação de escalonamento de horário para os trabalhadores da indústria, serviços e comércio. Os horários de entrada indicados são das 5h às 7h para profissionais da indústria, 7h às 9h para os de serviços e 9h às 11h para os do comércio.

EDUCAÇÃO ESTADUAL, MUNICIPAL E PRIVADA -
Recesso da rede estadual por 15 dias, com recomendação para que escolas municipais e privadas sigam o mesmo procedimento.

COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS -
Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local.

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO -
Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).

SUPERMERCADOS - Recomendação de escalonamento de horário para os funcionários utilizarem o transporte público para irem ao trabalho (9h às 11h).

HOTELARIA - Proibição de funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. Alimentação permitida somente nos quartos.

ESPORTES - Atividades coletivas profissionais e amadoras suspensas.

TELECOMUNICAÇÕES - Teletrabalho (home office) obrigatório para funcionários de empresas de telecomunicação.

ATIVIDADES RELIGIOSAS -
Proibição de realização de atividades coletivas como missas e cultos, mas permissão para que templos, igrejas e espaços religiosos fiquem abertos para manifestações individuais de fé.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!