Quem está com covid-19 ou tem sintomas da doença, principalmente febre, não pode ser vacinado, apontam especialistas. O ideal, nesses casos, é aguardar o período de quarentena passar.
"Quem tem sintomas pode ser covid-19 ou outra síndrome gripal e, nesses casos, não estamos aplicando a vacina. É recomendado vacinar depois que melhorarem os sintomas", explicou a infectologista Priscila de Marco da Silveira Frazão.
De acordo com a especialista, a orientação é que pacientes com covid-19 tomem a primeira dose quatro semanas depois de terem a doença - prazo estipulado para que a reação vacinal melhore. "Esse período é necessário para garantir que se encerre a janela de transmissão do vírus, bem como para melhorar o sistema imunológico", destaca.
Além disso, quem se infectar entre uma dose e outra das vacinas também deve aguardar até a fase aguda passar e o isolamento ser suspenso.
"Pessoas com covid-19 confirmada por PCR, incluindo aquelas com início de infecção confirmada por PCR entre uma dose e outra, não devem ser vacinadas até depois de estarem recuperadas da doença aguda e de os critérios de descontinuação do isolamento serem atendidos", alertou a OMS (Organização Mundial de Saúde).