Coronavírus: já estou imunizado apenas com a primeira dose?
Reprodução: ACidade ON
Coronavírus: já estou imunizado apenas com a primeira dose?



Último balanço da Prefeitura mostra que 98.518 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Campinas até essa segunda-feira (15). Mas isso não quer dizer que todas elas já estão imunizadas contra a doença. Especialistas explicam que a imunização só é alcançada após 15 dias da segunda dose do imunizante.

Vale lembrar que a vacinação em Campinas está sem novos agendamentos porque a cidade aguarda uma nova remessa de imunizantes. O agendamento para pessoas de 73 e 74 anos está parado desde a última sexta-feira.

EFICÁCIA DA VACINA 

De acordo com a médica patologista Juliana Oba, a eficácia da vacina no organismo humano requer tempo. "As vacinas não têm efeito imediato, ou seja, leva um tempo para que o organismo crie imunidade. É possível que pessoas apresentem anticorpos de duas a três semanas da primeira dose, porém a eficácia é maior após duas semanas da segunda dose", destaca. 

O infectologista Valdemar Lino Chaves Filho acrescenta que, mesmo após a primeira dose, os cuidados devem continuar os mesmos.

Você viu?

"O paciente deve continuar com todas as regras restritivas, tais como higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. Mesmo porque uma única dose no imunizante não confere imunidade, após 15 dias da segunda dose é que o organismo começará a produzir anticorpos". 

Juliana também ressalta que ainda não é possível saber se as pessoas vacinadas não transmitirão mais o vírus. Enquanto isso, "é necessário manter todas as medidas de precaução: distanciamento social, o uso de máscara, medidas de higiene", pontua. 

Vale ressaltar que tanto a Coronovac, a vacina do Instituto Butantan com a Sinovac, quanto a vacina de Oxford e da AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), necessitam de duas doses para se tornarem eficazes.

O período máximo para a aplicação da segunda dose da vacina do Butantan é de até 28 dias. Já para a vacina de Oxford/AstraZeneca, esse intervalo pode ser de até três meses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!