Covid-19: a vacina tem efeitos colaterais ou traz algum risco?
Reprodução: ACidade ON
Covid-19: a vacina tem efeitos colaterais ou traz algum risco?


Embora muitos queiram se imunizar contra a covid-19 e se ver livre do agravamento da doença que há um ano preocupa o mundo todo, há aqueles que ainda temem os efeitos das vacinas já aprovadas no Brasil, devido à velocidade com que os imunizantes foram desenvolvidos. 

Por isso fomos atrás de especialistas para tirar a dúvida: As vacinas contra o coronavírus trazem algum efeito colateral?   

De acordo com a bióloga com doutorado em genética humana Luciana Maria de Hollanda, toda e qualquer vacina causa algum tipo de reação principalmente em resposta aos componentes da injeção. 

"As reações mais comuns são vermelhidão e inchaço no local, pode também desencadear tontura e febre. Em casos raros, alguns imunizantes desencadeiam efeitos colaterais graves. Porém, o risco disso ocorrer é menor do que contrair a doença", disse.

LEIA TAMBÉM 
Campinas abre agendamento para vacinação contra covid de maiores de 70 anos


A infectologista Priscila de Marco da Silveira Frazão acrescenta que tais reações são normais, geralmente suaves e diminuem 72 horas depois de tomar a vacina.
Esses efeitos inclusive mostram que a vacina é eficaz, viso que estimula o sistema imunológico. "As reações são leves melhoram rapidamente". 

Aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde), no Brasil, as vacinas Coronavac e AstraZeneca, que já estão sendo aplicadas no país, são seguras e promovem imunização contra o vírus.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!