A Prefeitura de Engenheiro Coelho está distribuindo kits para tratamento precoce de covid-19, apesar de os medicamentos não terem a eficácia comprovada cientificamente. Entre os remédios estão a ivermectina - que é um vermífugo - e a azitromicina, um antibiótico.
O anúncio da distribuição do kit covid-19 foi feito no site da própria prefeitura. O prefeito, Zeedivaldo Alves Miranda (PSB), é médico e defende o uso do tratamento precoce para evitar sintomas graves de coronavírus, apesar de ainda não ser comprovado.
No total, a Prefeitura adquiriu 500 kits para tratamento. Cada kit é composto por: ivermectina, azitromicina, prednisona, vitamina D e zinco. Segundo o prefeito, ele será entregue "aos pacientes que apresentarem sintomas gripais, e que aguardam a realização do teste para confirmação da covid".
Ainda segundo a prefeitura, os pacientes que tiverem dor de garganta, febre, dor no corpo e sintomas gripais e forem atendidos no Centro de Infectologia poderão receber o kit covid. "Qualquer sinal que nos leve a desconfiar do diagnóstico de covid, nós já iniciamos o tratamento precoce", disse o prefeito.
O prefeito afirma ainda que "o tratamento precoce não trás consequências se não for confirmado a contaminação por coronavírus. Porém, caso seja confirmada a doença, nós já iniciamos o tratamento para que o caso não evolua para a forma grave".