Com chuvas e temperaturas na média, Outono começa hoje
Reprodução: ACidade ON
Com chuvas e temperaturas na média, Outono começa hoje


Diferente do ano passado que registrou meses extremamente secos e com recordes de baixa precipitação na região, o Outono de 2021 promete registrar chuvas e temperaturas dentro da média , de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Segundo o meteorologista Bruno Bainy, com base nos modelos climáticos sazonais do Instituto Nacional de Meteorologia, que combinam aspectos dinâmicos da atmosfera, interação oceano-atmosfera e índices climáticos, a previsão para os próximos meses são de chuvas e temperaturas dentro da média.

Para o mês de abril, a temperatura média fica entre 22,5 e 25ºC - dentro da média climatológica -, e chuva entre 60 a 80 mm, também dentro da média. Já no mês de maio, a temperatura média fica entre 17,5 e 20ºC (na média ou um pouco abaixo), e a chuva entre 40 e 60 mm (um pouco abaixo da média).

Por fim, no mês de junho, a temperatura média deve ficar entre 17,5ºC e 20ºC (na média ou um pouco abaixo), e com chuva entre 20 e 40 mm (na média ou ligeiramente abaixo).

De acordo com Bainy, o Outono é uma estação de transição, que na região Sudeste é marcada por temperaturas, volumes de chuva em queda progressiva. Segundo ele, os sistemas meteorológicos atuantes também mudam um pouco suas características.

"Apesar de ainda ocorrerem as 'chuvas de Verão' (pancadas ao final da tarde, e temporais em alguns episódios), os sistemas frontais (frentes frias) tendem a aparecer com mais força e vão se tornando cada vez mais importantes nos totais de chuva e também na queda das temperaturas, devido à entrada de massas de ar frio".

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!