Jornalista de Campinas lança livro sobre Laudelina de Campos Mello
Reprodução: ACidade ON
Jornalista de Campinas lança livro sobre Laudelina de Campos Mello

O jornalista Francisco Lima Neto , de Campinas, lançou um livro sobre Laudelina de Campos Mello com foco nas crianças e adolescentes. No próximo dia 27, o escritor também vai promover uma sessão de autógrafos on-line, a partir das 10h. 

Laudelina nasceu em Poços de Caldas, em 1904, apenas 16 anos depois da Abolição da Escravatura. Perdeu o pai aos 12 anos e desde cedo teve de trabalhar para ajudar a mãe a criar os irmãos.

Na década de 1950, ela vem morar em Campinas. A personagem do livro passou a lutar contra o racismo. Nos jornais, os anúncios de emprego davam preferência às pessoas brancas.

Ela criou aqui o primeiro Sindicato das Domésticas e mediava os problemas entre patroas e empregadas, já que não havia legislação trabalhista para a categoria. Ela também criou o concurso Pérola Negra, ajudou na educação de várias empregadas domésticas.

A intenção da publicação é resgatar a biografia dessa mulher negra, que apesar de todas as dificuldades encontradas ao longo de sua vida, venceu todas elas e marcou seu nome na história.

"A atuação dela foi fundamental para a categoria conquistar o direito à Carteira de Trabalho e à Previdência Social, na década de 1970. Ajudou a formar sindicatos em várias cidades e estados e atuou junto a universidades brasileiras durante 30 anos. Todos esses fatos mostram que ela, mesmo sem estudo, era uma mulher muita à frente de seu tempo e lutou de todas as formas possíveis contra o racismo e o machismo na sociedade", afirma.

SERVIÇO

Lançamento: março
Sessão de autógrafo on-line: 27/03, das 10h às 11h30
Preço: R$ 32,90
Onde encontrar: Clique aqui

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!