Após recorde de internações em leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular, Campinas anunciou, nesta segunda-feira (22), a abertura de mais cinco leitos de UTI-Covid .
De acordo com a Secretaria de Saúde, os cinco leitos foram abertos no Hospital Municipal Doutor Mário Gatti . Com isso, o SUS Municipal passou a contar com 154 leitos para atender pacientes graves.
Em janeiro, o SUS Municipal contava com 74 estruturas. O número atual é 108,1% maior que no início do ano. Ainda nesta semana devem ser abertos mais cinco leitos de UTI no Mário Gatti e outros cinco no Hospital Metropolitano.
De acordo com o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, a dificuldade da abertura de mais estruturas se deve à dificuldade de contratação de profissionais para atuarem nos cuidados dos pacientes.
ENFERMARIA
Além da ampliação de leitos de UTI, nas próximas semanas será reaberto o Hospital de Campanha, com 36 leitos de enfermaria. Na última semana foram implantados mais dez leitos de UTI no Ouro Verde, que passou a ser um hospital com atendimento preferencial de covid. No final de semana, 14 Centros de Saúde ficaram abertos para atender sintomáticos gripais e, dessa forma, diminuir os atendimentos nos hospitais.