Covid: Indaiatuba alerta para desabastecimento de remédio para intubação
Reprodução: ACidade ON
Covid: Indaiatuba alerta para desabastecimento de remédio para intubação

A Prefeitura de Indaiatuba anunciou nesta segunda-feira (22) que existe o risco de desabastecimento de medicações utilizadas para intubação de pacientes no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) devido a alta demanda da Covid-19 . Em nota oficial, a Administração disse que o consumo do remédio está "muito elevado" e que o "Haoc tem recebido diariamente a medicação, mas em quantitativo reduzido".

Atualmente são consumidas 30 mil ampolas por mês de remédio para intubação. Já no mesmo período do ano passado eram consumidas cerca de 7 mil por mês. Ainda segundo a Prefeitura, o estoque de medicamentos é suficiente para até quinta-feira (25) e que há uma previsão de entrega para hoje. No entanto, não se sabe a quantidade ainda que o fornecedor conseguirá entregar.

Em relação ao consumo de oxigênio, o hospital disse que "a situação é estável" . Isso porquê o Haoc é dotado de uma usina própria que produz aproximadamente 70% do que é consumido. O restante é entregue por fornecedor o qual está em dia com a demanda.

LEITOS


A Prefeitura informou hoje também que a taxa de ocupação chegou a 100% tanto de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) como de enfermaria. O leito de UTI externo adquirido pelo município em Artur Nogueira também está ocupado. Nos últimos dias, os leitos de enfermaria covid-19 ampliaram de 48 para 60.



Já os de UTI são 28 pelo SUS. Sobre a situação, o Haoc explicou que os pacientes que evoluem para condição de tratamento intensivo, ou chegam neste quadro clínico, são atendidos com todo protocolo de UTI, mas em salas emergenciais.

Eles também são inseridos na Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo para aguardar transferência. Atualmente há um paciente nesta situação, no entanto essa demanda sofre oscilações diárias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!