Covid-19: quando teremos imunidade de rebanho com a vacinação?
Reprodução: ACidade ON
Covid-19: quando teremos imunidade de rebanho com a vacinação?



Segundo especialistas, o conceito de "imunidade de rebanho" é a proteção gerada a população quando uma percentagem alta de pessoas se imuniza contra determinada doença. No caso do novo coronavírus, apesar da vacinação já ter sido iniciada no Brasil, mesmo que de forma lenta, ainda há a seguinte dúvida: qual percentagem de uma população precisa estar imunizada para que mesmo quem não teve a doença deixe de correr risco de se infectar? 

De acordo com a infectologista Priscila de Marco da Silveira Frazão, assim como em qualquer doença infecciosa, a imunidade de rebanho para o coronavírus pode, em teoria, acontecer por meio de vacinação ou quando uma grande parte da população for infectada e se tornar imune.  

"A imunidade de rebanho seria a quantidade x de pessoas que o vírus não consegue mais se propagar. A disseminação dele fica bloqueado porque as pessoas que ele tenta infectar já tiveram a infecção e já possuem anticorpos". 

Segundo o Instituto Butantan, responsável pela distribuição da vacina chinesa Coronavac no Brasil, não há dados ou estudos conclusivos para responder a essa pergunta com precisão, mas há pesquisadores que estimam o número entre 60 e 80%.   

"Quer dizer: quando essa quantidade de pessoas já tiver contraído a doença e ou então se vacinado, o vírus pode não circular mais".  

Priscila acrescenta que a estimativa é que se precisaria entre 60% a 70% de pessoas infectadas para ter a imunidade de rebanho. "No geral seria isso, o vírus tenta se incubar numa pessoa ela já tem anticorpos não consegue, tenta numa outra não consegue, aí faríamos uma barreira contra o vírus". 

GAME BUTANTAN

A fim de explicar o conceito de imunidade de rebanho, o Instituto Butantan desenvolveu um game on-line, onde são passados tutoriais explicativos sobre a imunização. Para explicar o conceito, o instituto utilizou o vírus do Sarampo como exemplo. 

"Para haver imunidade de rebanho em uma população exposta ao sarampo, é preciso que 95% das pessoas estejam vacinadas. Quem está vacinado, tem imunidade contra o vírus. Quando a porcentagem de vacinamos chega a 95% das pessoas, mesmo quem não foi vacinado está protegido - um efeito da imunidade de rebanho", esclarece o instituto.  

No game, o jogador precisa vacinar o maior número de pessoas em um limite de tempo. A imunidade de rebanho só é alcançada quando o jogador consegue vacinar 95% dos personagens  (jogue aqui).

"O vírus circula tão pouco que não infecta mais ninguém. Essa percentagem de pessoas imunes, necessária para que se atinja a imunidade de rebanho, varia de doença para doença".

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!