A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) começa nesta quarta-feira (24) o segundo turno da eleição para escolha do novo reitor. A próxima reitoria assume a gestão da Universidade para o período entre 2021 e 2024.
A disputa está entre os candidatos Antônio José de Almeida Meirelles, da faculdade de engenharia de alimentos e Mario Jose Abdalla Saad, da faculdade de ciências médicas.
O candidato escolhido irá suceder Marcelo Knobel, atual reitor nos últimos quatro anos. Em entrevista ao ACidade ON
, Knobel avaliou como positiva sua gestão, no entanto indicou um gargalo financeiro na área saúde, especialmente ligada ao HC (Hospital de Clínicas) de Campinas.
A consulta, por votação eletrônica, tem início às 8h30 e fica aberta até 17h30 de amanhã (25). Podem participar os 35,1 mil professores, funcionários e estudantes dos cursos de graduação e pós da Unicamp.
A definição do eleito só acontece após envio da lista tríplice (incluindo o nome do candidato do primeiro turno, Sérgio Salles) ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para que seja realizada a nomeação. Tradicionalmente, o governador nomeia o primeiro colocado, que toma posse em 19 de abril.
RESULTADOS
No primeiro turno, Tom Zé teve 35,24% dos votos ponderados, com apoio maior de docentes e alunos participantes da votação; já Saad ficou com 32,62% dos votos e foi o preferido entre os servidores que se manifestaram.
Ao todo, a votação do primeiro contou com as participações de 10,3 mil pessoas. A abstenção geral foi de 70,4%. O grupo com maior adesão foi o de professores, enquanto o de estudantes teve mais ausentes.
Confira as páginas dos candidatos:
Antonio José de Almeida Meirelles e Maria Luiza Moretti:
http://tomzeluiza.com.br/
Mario Jose Abdalla Saad e Marco Aurélio Zezzi Arruda:
https://marioezezzi.com.br/