Em 2º turno, Tom Zé vence consulta para reitor da Unicamp
Reprodução: ACidade ON
Em 2º turno, Tom Zé vence consulta para reitor da Unicamp

Com 51,97% dos votos válidos no 2º turno, o engenheiro de alimentos Antonio José de Almeida Meirelles , conhecido como Tom Zé , venceu a consulta para reitor da Unicamp no mandato 2021-2024. Agora, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), terá que validar o nome do escolhido pela comunidade interna, assim como os eleitos pela USP e Unesp.

Tom Zé venceu o médico Mario Saad, que teve 48,03% dos votos válidos. O resultado foi divulgado pela universidade nesta quinta-feira (25) e, no total 12,6 mil estudantes, professores e funcionários participaram do pleito. A vice de Tom Zé é a médica Maria Luiza Moretti, conhecida como Luiza.

O sucessor do atual reitor Marcelo Knobel tomará posse no dia 19 de abril e o mandato vai até dezembro de 2024. O escolhido será o 13º reitor da história da Unicamp, após ser formalizado na lista tríplice que será enviada ao governador em sessão marcada para 6 de abril no Consu (Conselho Universitário).

QUEM É

Tom Zé iniciou sua vida na Unicamp em 1976 como aluno de graduação em Engenharia de Alimentos. Participou do movimento estudantil (CAFEA, DCE-Unicamp e UEE-SP) até se formar, em 1980. Fez mestrado em Engenharia de Alimentos (1981 a 1984) com pesquisa sobre o Pró-Álcool e doutorado em Engenharia de Processos, na Alemanha (1984 a 1987), sobre desidratação de álcool etílico carburante.


Em dezembro de 1987 tornou-se professor da FEA/Unicamp, com concurso de Livre Docência realizado em 1995 e de professor titular em 2007. Também fez doutorado em Ciências Econômicas no IE/Unicamp, em 1997, com a tese intitulada "Moeda endógena e teoria monetária da produção", posteriormente publicada na forma de livro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!