Arte Flamenca em Vinhedo oferece 264 vagas para atividades gratuitas
Reprodução: ACidade ON
Arte Flamenca em Vinhedo oferece 264 vagas para atividades gratuitas

O projeto Arte Flamenca em Vinhedo está com 264 vagas para atividades gratuitas e on-line. O evento ocorre entre 16 de abril e 01 de maio e conta com palestra, oficinas e show gratuitos com a participação de artistas experientes da área.

As inscrições devem ser feitas clicando neste link . São 189 vagas on-line e 75 vagas presenciais

Todas as atividades serao realizadas no Estudio & Tablao Conarte Flamenco, em Vinhedo, respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento social, com transmissoes pelo Zoom e pelas redes sociais (Instagram e YouTube) do Estudio & Tablao Conarte Flamenco.

"Queremos apresentar o flamenco em toda sua complexidade, fugindo do estereótipo de dança folclórica. Contextualizaremos como linguagem e cultura hibrida, que emociona e envolve pessoas de todo o mundo!", afirma a diretora artística do projeto, Paula Campoy.

SERVIÇO

Palestra "Flamenco: linguagem e cultura híbrida" - Público Livre.

Neste encontro, ministrado por Ana Paula Campoy, com base em suas pesquisas acadêmicas na Universidade de São Paulo, é possível compreender Arte Flamenca como cultura hibrida, viva, em constante formação e não restrita a uma região, vendo-a além das fronteiras ibéricas. Também será abordado o sentido de flamenco como linguagem (conceito e ideologia fortemente defendidos pelos principais artistas desta arte) como expressão de improviso e domínio de diversos códigos, o que, de fato, o faz algo muito além de uma dança.

Total de 20 vagas no presencial e 99 on-line, pela plataforma Zoom.
Palestrante: Ana Paula Campoy.
Data: Sexta, 16 de abril de 2021.
Horário: 18h

Oficina "Iniciação à Dança Flamenca" - Acima de 12 anos
Formação na dança flamenca, abordando posturas, técnicas básicas de sapateado, expressão corporal e breve montagem coreográfica.

Total sete vagas no presencial e 30  on-line pela plataforma Zoom.
Professora: Ana Paula Campoy. Assistente: Larissa Rodrigues.
Total de 4  encontros, com 1h cada, nas datas 19 (segunda), 21 (quarta), 26 (segunda) e 28 (quarta) de abril de 2021.
Horário: 18h às 19h.

Oficina "Expressividade e Interpretação na Dança Flamenca" - Acima de 12 anos
Uma abordagem sobre a expressividade no flamenco, que pode atrair estudantes do flamenco de diversos níveis, mas também atores ou mesmo pessoas que se interessam pela carga emocional desta arte.

A contextualização histórica, a abordagem dos temas e a compreensão das letras cantadas, trazem uma justificativa da forte expressão que impacta o público em uma apresentação de Flamenco. Muitas vezes as performances emocionam e provocam verdadeiras catarses nos espectadores, permitindo que a experiência seja ainda mais densa e transformadora. Quanto mais conhecimento sobre os detalhes, a música e o contexto dos temas, mais intensa é a experiência para o público.

A proposta é direcionar o olhar para algumas características de palos (ritmos flamencos) por meio da observação de áudios e vídeos de interpretações (na música e na dança) do flamenco, após contextualização histórico/social de cada estilo. Também serão sugeridos alguns exercícios de movimentação, sem ser necessário conhecimento prévio de passos de dança flamenca.
Total de sete vagas no presencial e 30 on-line pela plataforma Zoom.
Professora: Ana Paula Campoy.
Total de dois encontros, com 2h cada, nas datas 22 (quinta) e 29 (quinta) de abril de 2021.
Horário: 18h às 20h.

Oficina "Musicalidade e Ritmos no Flamenco" - Público Livre
Compreensão da música flamenca, seus diferenciais, reconhecimentos dos diversos ritmos, aprendizado das palmas, estrutura de baile. Serão enfatizados os detalhes entre a comunicação cante, guitarra, palmas e baile, com demonstração de pequenos trechos ao vivo. Contribuindo também para formação de bailarinos e músicos já iniciados nesta arte.

Total de 10 vagas no presencial e 30 on-line pela plataforma Zoom.
Professores: Yuri Cayres (guitarrista) e Ana Paula Campoy (bailaora).
Total de dois encontros, com 2h cada, nas datas 23 (sexta) e 30 (sexta) de abril de 2021.
Horário: 18h às 20h.

Show de Tablao - Público Livre
Fechando o projeto, colocando em prática todos os assuntos abordados nas atividades anteriores, será realizada uma apresentação de música e dança flamencas aos moldes dos tradicionais tablados.

Um tablado é um local intimo onde são realizados espetáculos de Flamenco. Descendem dos antigos Cafés Cantantes e estão presentes em diversas cidades onde a Arte Flamenca é difundida. Mais do que um ambiente para admirar o baile, o cante e o toque flamencos, contribuem para a metodologia desta arte.

Para os artistas, são nestes momentos que se torna possível praticar o conteúdo aprendido e discutido em aulas e cursos, ao longo de anos de estudos. Respeitando estruturas e algumas regras é possível improvisar e exercer uma ampla comunicação com os demais interpretes presentes.

Total de 30 vagas no presencial e transmissão ao vivo pelo Instagram (@estudioconarteflamenco) e You Tube (Conarte Flamenco).
Elenco: Ana Marzagão (baile e palmas); Ana Paula Campoy (baile e palmas); Carolina da Mata (baile e palmas); Fernando de Marilia (cante); Gustavo Rosa (percussão); Yuri Cayres (guitarra).
Data: Sábado, 01 de maio de 2021.
Horário: 19h.

"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários