Catedral de Campinas durante higienização.
Carlos Bassan / Pref. de Campinaas
Catedral de Campinas durante higienização.

Em mais um ano de limitações impostas pela pandemia da Covid-19, as celebrações do Tríduo Pascal da Igreja Católica, em Campinas, ocorrerão sem o tradicional lava-pés e com missas estendidas ao formato on-line. As cerimônias serão transmitidas pelos canais do YouTube e Facebook da Catedral e demais paróquias.

"As igrejas irão transmitir pelas mídias sociais, onde o arcebispo e os padres irão privilegiar todas as orações, pregações e catequeses procurando mostrar as luzes nesse tempo tão sombrio", informou a arquidiocese em nota.

Nesta quinta-feira (1º), véspera da Sexta-Feira Santa, as igrejas celebram a missa da Ceia do Senhor. "Na liturgia é falada a missa do lava-pés, mas esse ano, assim como no ano passado, nós não teremos o lava pés, que é o gesto de humildade de Jesus, no sentido do serviço", explicou o padre diocesano Antônio Rodrigues Alves.

Na sexta-feira da Paixão, às 15h, haverá a celebração da Paixão do Senhor e adoração da Santa Cruz. A cerimônia ocorrerá às 15h em todas as igrejas - horário que marca, conforme a crença, a morte de Cristo, também conhecida como Hora da Misericórdia.

Você viu?

Já o sábado (3) é conhecido como o dia de silêncio, onde é feito o convite de recolhimento. Neste mesmo dia, às 17h30, será realizada a Vigília Pascal, celebração da Luz.

"A gente chama de vigília das vigílias, porque tem a benção do fogo novo e, assim, se ascende o sírio - que representa o Jesus ressuscitado - que ilumina nossa vida e, consequentemente, nos convoca a sermos luz no meio do mundo", acrescenta o clérigo.

Na tradição, a noite de sábado também é marcada por batizados, principalmente dos adultos. No entanto, por conta da pandemia, esse ano também não haverá batizados.

Já no domingo (4), logo pela manhã às 9h, haverá a missa de dia de Páscoa, dia da ressurreição. Nos demais horários, a programação seguirá normalmente, com as missas de costume de cada paróquia.

"Ficaremos 50 dias celebrando esse tempo Pascal, que recorda a ressurreição de Jesus e o seu mistério Pascal que é a condenação, morte na cruz, e a ressurreição. O centro da vida cristã se dá nessa grande celebração, que começa hoje e termina só no domingo", finaliza o padre.

Confira a celebração de Páscoa do arcebispo da arquidiocese de Campinas, Dom João Inácio:

- Quinta-feira Santa (Ceia do Senhor): 01 de abril de 2021, às 18h Catedral Metropolitana de Campinas Transmissão pela Rádio Brasil e TV Século 21(A Missa dos Santos Óleos será celebrada em uma outra data a ser definida posteriormente)  

- Sexta-feira da Paixão: 02 de abril de 2021, às 15h00 Catedral Metropolitana de Campinas Transmissão pela Rádio Brasil e TV Século 21.  

- Sábado Santo (Vigília Pascal): 03 de abril de 2021, às 17h30 Catedral Metropolitana de Campinas Transmissão pela Rádio Brasil e TV Século 21.  

- Domingo da Páscoa: 04 de abril de 2021, às 09h Paróquia Santana de Sumaré .Transmissão pela Rádio Brasil e mídias sociais da Paróquia Santana de Sumaré.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários