Guarani completa 110 anos de história nesta sexta-feira
Reprodução: ACidade ON
Guarani completa 110 anos de história nesta sexta-feira

O Guarani completou, nesta sexta-feira (2), 110 anos de história. Foi em uma manhã de domingo que 12 jovens se reuniram para jogar futebol em uma praça, hoje conhecida como Praça Carlos Gomes, no Centro de Campinas, e fundaram o clube.

O nome da criação? Guarani Football Club, sim, hoje totalmente aportuguesado, Guarani Futebol Clube. Até hoje o time campineiro é o único campeão brasileiro do interior do país.

O primeiro time foi formado por dois italianos, Vicente Matallo (18 anos) e Antonio de Lucca (16), e outros nove brasileiros, oito imigrantes italianos, Pompeo de Vito (15 anos), Romeo Antonio de Vito (16), Angelo Panattoni (16), José Trani (16), Luiz Bertoni (19), José Giardini (18), Miguel Grecco (17), Julio Palmieri (16) e Hernani Felippo Matallo (16), e um deles, Alfredo Seiffert Jaboby Junior (18), filho de imigrantes alemães se juntaram.

HISTÓRIA

O Bugre jogou Campeonato Paulista pela primeira vez em 1927, permanecendo lá até resolver voltar a ser amador, em 1932. Em 1944 o primeiro grande título, Campeão Amador do Interior e Campeão Amador do Estado de São Paulo.

Pouco depois, em 1950, num campeonato que ainda pertencia ao ano anterior (1949), o Guarani conquistou o acesso à Primeira Divisão Paulista como Campeão da Divisão de Acesso, e lá permaneceu por longos anos, ininterruptamente entre 1950 e 2006.

Até hoje, o clube do interior paulista com mais tempo ininterrupto na Primeira Divisão.

TÍTULO HISTÓRICO

Criado oficialmente em 1971, o Campeonato Brasileiro receberia o primeiro clube do interior de São Paulo, o Guarani, em 1973. Pouco depois, ele seria Campeão Brasileiro, em 1978, comandado por Carlos Alberto Silva.

Mais alguns anos e, em 1981, comandado por Zé Duarte, o Guarani conquistaria a Taça de Prata, hoje comparada à Série B do Brasileiro, mas na época, uma competição muito maior. Era o segundo título nacional do Guarani.

Libertadores da América são três - uma delas como semifinalista (1979), isso em uma época que apenas campeões e vice campeões nacionais disputavam a competição. Decisões de Campeonatos Brasileiros, são outras duas, 1986 e 1987, contra São Paulo e Sport Recife.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!