Cerimônia marca 36 anos da Lavagem da Escadaria da Catedral
Reprodução: ACidade ON
Cerimônia marca 36 anos da Lavagem da Escadaria da Catedral

Pela primeira vez em 36 anos, em razão da pandemia de covid-19, em respeito às regras de segurança sanitária, a cerimônia da lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana ocorreu de forma virtual, neste sábado (3). A solenidade ocorreu na Sala Azul da Prefeitura de Campina s.

O evento ocorreu de maneira simbólica em um ambiente fechado e com um número reduzido de representantes das comunidades de matriz africana. No final, os profissionais de saúde foram homenageados.

A lavagem da escadaria da Catedral acontece todo ano, sempre no Sábado de Aleluia. Em 1998, a cerimônia foi incorporada ao calendário oficial do município. Em 2005, foi incluída no calendário turístico do Estado de SP.



As religiosas do candomblé de nação angola, Mãe Corajacy e Mãe Dango, idealizadoras da lavagem, fizeram a reza e entoaram as cantigas que remetem ao legado cultural e religioso dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, que é uma forma de louvar, agradecer e pedir licença à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, para lavar a escadaria da 'sua' casa.

Segundo os organizadores, o jarro com essência de alfazema e água simboliza a limpeza. A alfazema com a força da água lava a tristeza e fortalece a pessoa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!