Por que é preciso continuar tomando cuidados mesmo após a vacinação?
Reprodução: ACidade ON
Por que é preciso continuar tomando cuidados mesmo após a vacinação?

Circulam pelas redes sociais boatos de que pessoas infectadas pelo coronavírus teriam morrido mesmo após receberem a vacina contra a doença. Um desses é o caso do médico Fernando Ramalho, diretor de um hospital na Paraíba, que morreu devido às complicações da covid-19.

De fato, o médico foi vítima do vírus, mas tinha tomado apenas a primeira dose do imunizante. Segundo o Instituto Butantan, vale ressaltar que uma pessoa vacinada só adquire a imunidade completa contra a doença após a segunda dose, pois antes disso o corpo não teve tempo de desenvolver anticorpos e defesa celular contra o coronavírus.

Pesquisadores do Instituto consultados pela reportagem afirmam que mesmo após a segunda dose, é preciso manter os cuidados essenciais como distanciamento social e uso de máscara, pois a imunidade não começa logo após a segunda dose do imunizante.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como idade e sistema imunológico do indivíduo, mas, em geral, a proteção começa 14 dias após a segunda dose.

Outro ponto importante é que o paciente pode contrair o vírus e só apresentar sintomas em até 14 dias depois do contágio. Por isso, o médico Fernando Ramalho pode também ter tomado a vacina neste intervalo entre o dia em que foi infectado e o aparecimento dos primeiros sinais. Isso não significa que ele adoeceu por causa da vacina e nem que o imunizante tenha falhado.

O Instituto lembra: para voltarmos aos antigos hábitos, é essencial esperar que grande parte da população tenha sido vacinada. Mesmo após imunizados, ainda podemos transmitir o vírus para pessoas que ainda não tomaram a vacina.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!