BRT: Estação João Jorge começa a funcionar nesta segunda
Reprodução: ACidade ON
BRT: Estação João Jorge começa a funcionar nesta segunda

A Estação João Jorge , parte do  Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde, passa a integrar cinco linhas do sistema convencional de transporte público a partir desta segunda-feira (5 ). 

Localizada na Avenida João Jorge, em Campinas, a nova estação passa a atender, com embarque e desembarque pela faixa esquerda, as linhas 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos), 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária), 371 (Estação Parque Prado), 377 (Vila Marieta / Shopping Parque Dom Pedro) e 430 (Swiss Park) .  

O atendimento aos usuários destas linhas deixa, portanto, de ocorrer nos pontos localizados nas marginais, na altura da estação . Agentes da Mobilidade Urbana orientarão os usuários do transporte público nos primeiros dias da abertura desta estação à população.

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) estima que a Estação João Jorge deve beneficiar cerca de 13 mil usuários do transporte público coletivo com a operação.

Você viu?

BRT CAMPINAS

As estruturas integram o trecho inicial do Corredor BRT Ouro Verde, liberado para circulação em outubro de 2020. O trecho da Avenida João Jorge, entre o viaduto Miguel Vicente Cury e a Amoreiras, conta duas faixas (uma por sentido) dedicadas ao transporte público, com espaço para ultrapassagem junto às estações. Para o tráfego em geral, são seis faixas de rolamento (três por sentido), predominantemente.  

Já a estação de piso elevado será ativada futuramente para veículos BRT e conta com 880 m², fechamento em vidro laminado duplo, portas automáticas, catracas eletrônicas de acesso e semáforos externos para orientação da parada do ônibus na plataforma.

Trata-se da primeira estação que compõe o BRT a entrar em operação na região central. A estação João Jorge está localizada entre as vias Dr. Salles Oliveira e Sete de Setembro. O espaço é totalmente acessível, conta com rampas, corrimões e piso tátil. A iluminação é em LED. Com área total de 485 m², tem estrutura metálica e piso em granito, além de comunicação visual direcionada aos usuários. 

No total, o BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. Juntos, os três corredores BRT do município Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral somam 36,6 km de extensão.BRT campineiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!