Após tomar Coronavac, é preciso esperar 15 dias para tomar vacina contra a gripe
Reprodução: ACidade ON
Após tomar Coronavac, é preciso esperar 15 dias para tomar vacina contra a gripe


Após tomar a Coronavac, é preciso esperar duas semanas para tomar a vacina contra a gripe. E vice-versa: após tomar a vacina da gripe (ou qualquer outra vacina), é preciso esperar pelo menos duas semanas para tomar a vacina contra a covid-19.

A recomendação é feita pelo Instituto Butantan que explica a necessidade dessa recomendação porque ainda não foram estudados os possíveis efeitos de tomar a vacina contra a covid-19 junto a outras vacinas.

DIFERENÇAS

Além disso, a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi explica que mesmo quem já tomou a vacina contra o novo coronavírus não está protegido contra a Influenza e, tampouco, quem tomou a vacina da gripe está protegido contra a covid-19, pois se tratam de vírus totalmente diferentes.

Raquel destaca que a vacina da gripe, que já está prevista no calendário nacional de vacinação, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A especialista ainda ressalta que a vacina contra Influenza não prejudica a eficácia das vacinas contra a covid-19.

"A vacina da gripe não altera a eficácia da vacina contra a covid. São duas vacinas diferentes, contra duas doenças diferentes, e duas doenças graves. Então a gente deve tomar vacina contra a covid e contra a gripe", explicou.

Raquel ainda acrescenta que a recomendação é válida para qualquer outra vacina. "Quem toma a vacina contra tétano, contra hepatite, contra pneumonia pode e deve tomar a vacina contra a covid".

"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários