Campinas vive alta de mortes por Covid-19.
Divulgação/HC Unicamp
Campinas vive alta de mortes por Covid-19.

O Jardim Novos Campos Elíseos , na região sudoeste de Campinas , tem a maior taxa de letalidade de Covid-19 na cidade, segundo balanço da Secretaria de Saúde. Desde o começo da pandemia, o bairro registrou 190 casos da doença e 13 mortes e, por isso, está com a taxa de morte em 6,8%. O ranking listou ainda outros 9 bairros (veja abaixo).

Em segundo lugar no levantamento está o Jardim Eulina, na zona norte de Campinas. Com 192 casos de coronavírus e 11 mortes, o bairro tem uma taxa de letalidade de 5,7%. Em terceiro lugar aparece a Vila Industrial, com 243 moradores que se infectaram pela covid e 13 mortes. A taxa de letalidade ficou em 5%.


Você viu?

A taxa de letalidade é usada para calcular o número de mortes em relação às pessoas que apresentam a doença ativa. A taxa não utiliza, portanto, o número total da população em comparação aos óbito.

"Não necessariamente quem mora ali, adquiriu a doença no bairro. Mas se existem muitas pessoas doentes, é porque as medidas não estão sendo cumpridas em sua plenitude. E não basta ter leito, porque dois terços dos pacientes evoluem para o óbito (na UTI). Então temos que usar máscara, fazer o distanciamento social de 1,5 metro e usar álcool em gel", disse a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológico) de Campinas, Andrea von Zuben.

Em março, Campinas teve o mês o mais letal de toda a pandemia de covid-19 segundo números divulgados pela Prefeitura. Somando as mortes de março registradas no último boletim epidemiológico, divulgado no dia 1º de abril, março teve 504 óbitos por covid-19.

O maior número registrado em um boletim ocorreu no dia 29 de março, com 60 mortes de covid em Campinas confirmadas. Por conta da situação, Campinas tem adotado medidas restritivas, como toque de recolher noturno, das 20h às 5h, barreiras sanitárias e restrição de apenas uma pessoa por família em mercados e padarias. As restrições estão válidas até o dia 11 de abril, durante o decreto estadual da fase emergencial do Plano São Paulo.

O RANKING DE BAIRROS

1º 
Jardim Novo Campos Elíseos
190 casos da doença
13 mortes
6,8% taxa de letalidade


Jardim Eulina
192 casos da doença
11 mortes
5,7% taxa de letalidade


Vila Industrial
243 casos da doença
13 mortes
5,% taxa de letalidade


Cidade Satélite Íris
261 casos da doença
13 mortes
5,0% taxa de letalidade


Jardim Chapadão
277 casos da doença
13 mortes
4,7% taxa de letalidade


Jardim Florence
173 casos da doença
8 mortes
4,6% taxa de letalidade


Parque Via Norte
169 casos da doença
7 mortes
4,1% taxa de letalidade


Cambuí
340 casos
14 mortes
4,1% taxa de letalidade


Taquaral
223 casos da doença
9 mortes
4,0% taxa de letalidade

10º
Jardim Nova Europa
243 casos
9 mortes
3,7% taxa de letalidade 

(Com informações da EPTV Campinas)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!