Escola de Vinhedo é premiada por criar
Reprodução: ACidade ON
Escola de Vinhedo é premiada por criar "kit de atividades" para aula remota

O Centro de Educação Infantil Marquês de Rabicó, de Vinhedo, foi premiado em um concurso nacional de práticas educacionais na educação infantil durante a pandemia de covid-19. O formato pedagógico diferente, com um "kit" de atividades para as aulas remotas dos alunos, foi o que levou a escola a ficar ente as 100 premiadas em todo o país em 2020. O concurso recebeu 707 inscrições de diferentes cidades.

Para ajudar na aula à distância, as educadoras criaram um jogo da memória com os rostos dos alunos e das professoras da sala, um quebra cabeças com a imagem do galinheiro e uma galinha sonora com material não estruturado para a criança brincar em casa. Também foram feitos um jogo de trilha com todos os percursos da escola e uma galinha de dobradura para os alunos fazerem em casa.

As atividades incluíram ainda milho de pipoca com receita de pipoca e leite em pó, chocalho com milho, a produção de um livro de historia, "A galinha Juju", jogo dos sete erros com ilustração do livro, jogo de roleta virtual com animais da história e areia cinética em referência ao parque da escola. 

EXPERIMENTAÇÕES

"Foi através de um kit de atividades e materiais que pudemos oferecer experimentações e interações em casa. Levando material reciclável, uma orientação de receita, para ter uma interação com a família e envolver a escola", disse a diretora Silvana Alves Valentini.

O kit foi enviado para as crianças entre os meses de setembro e outubro do ano passado. "Foi uma proposta que veio da secretaria de Educação com a questão: 'o que era a identidade da nossa escola'. Chegamos a conclusão, em reuniões virtuais, que o nosso galinheiro era o que as crianças mais gostavam", disse a coordenadora pedagógica Renata Sylvestre.

Com isso, os materiais foram pensados para agradar os alunos. "Em um dos livros, a professora de inglês escreveu a história e a de artes fez a ilustração com a técnica de dobradura", explicou. "Isso não só aproximou a escola deles, mas também os pais dos filhos. A gente vendo o interesse deles pela escola é muito legal", disse a mãe de aluno Gisele Piva.

O prêmio foi realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Undime, Fundação Itaú Social. O objetivo da premiação foi valorizar a educação infantil e reconhecer a importância dos profissionais dessa área, fortalecendo sua identidade, além de evidenciar as boas práticas realizadas com as crianças e suas famílias na pandemia.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!