Campinas pediu mais doses da vacina ao Estado.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Campinas pediu mais doses da vacina ao Estado.

A Secretaria de Saúde de Campinas afirmou que tem um déficit de aproximadamente 12 mil vacinas para profissionais de saúde . A informação foi dada nesta terça-feira (13) e a Pasta também informou que irá pedir um maior número de doses ao Estado, através de um ofício que já foi enviado. 

De acordo com a diretora do Devisa, Andrea von Zuben, a capacidade de vacinação do município é maior que o número de doses que vem recebendo. Além disso, algumas categorias, como a de profissionais de saúde, não foram 100% cobertas em razão do número insuficiente de vacinas enviadas.

Campinas conta com cinco centros de imunização, cada um com capacidade de vacinar mil pessoas por dia. No caso dos profissionais de saúde, a estimativa é de que sejam cerca de 60 mil. No entanto, cidade recebeu 49,9 mil doses para vacinar esse público e os moradores de Instituições de Longa Permanência com a primeira dose.

"Vacinamos cerca de 2 mil moradores de ILPIs, o que representa 100% de cobertura, e cerca de 47,5 mil profissionais de saúde. Estimamos que haja um déficit de 12 mil vacinas para essa categoria", explicou a diretora do Devisa.

O déficit inclui, por exemplo, trabalhadores que foram sendo incorporados à rede de saúde ao longo do ano. De acordo com Andrea, não seria possível usar vacinas destinadas para outros públicos para completar a cobertura.

O Estado foi procurado, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.


NO GERAL

Campinas é a terceira cidade que mais vacinou entre os nove municípios do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes, segundo aponta o vacinômetro do Estado.

A metrópole aplicou 149.792 primeiras doses até o início da tarde desta terça-feira, 13 de abril, o que corresponde a 12,34% da população. No ranking geral, levando em conta apenas o número de doses, a cidade fica em segundo lugar e perde apenas para a Capital.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!